Difusión de experiencias de educación científica para la ciudadanía. Propuesta de un MOOC

  • Ángel Blanco-López Universidad de Málaga
  • Pedro Guilherme Rocha dos Reis Universidad de Lisboa
  • Enrique España-Ramos Universidad de Málaga
  • José María Oliva-Martínez Universidad de Cádiz
  • Antonio Joaquín Franco-Mariscal Universidad de Málaga
  • Rut Jiménez-Liso Universidad de Almería
Palavras-chave: Educação em Ciências, Cidadania, Formação de professores, MOOC

Resumo

O presente artigo centra-se num curso online massivo aberto (MOOC, Massive Open Online Course) sobre uma variedade de abordagens de educação científica para a cidadania. Apresentam-se as principais características deste curso e o público a que se destina. Com este curso pretende-se, em primeiro lugar, explorar uma via alternativa para divulgar pesquisas em didática das ciências experimentais segundo uma perspectiva CTS e ao mesmo tempo promover a colaboração entre grupos de investigação de várias universidades de Portugal e Espanha. Em segundo lugar, pretende-se analisar o possível impacto que este curso pode ter nas perceções dos participantes sobre as finalidades da educação científica para a cidadania e sobre as abordagens de ensino apresentadas. Segundo a perspetiva metodológica da investigação baseada em design, discutese a conceção, o desenvolvimento, a implementação e a avaliação deste curso. Os resultados desta investigação devem ser vistos segundo três pontos de vista: o MOOC como um produto em si mesmo e o seu valor para a formação dos professores, o seu possível impacto nas pessoas às quais se destina e os resultados da coordenação e colaboração entre as diferentes equipas de investigação no desenho e desenvolvimento do curso.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2016-07-05
Como Citar
Blanco-López, Ángel, Reis, P. G. R. dos, España-Ramos, E., Oliva-Martínez, J. M., Franco-Mariscal, A. J., & Jiménez-Liso, R. (2016). Difusión de experiencias de educación científica para la ciudadanía. Propuesta de un MOOC. Indagatio Didactica, 8(1), 672-685. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3451
Secção
Formação de Professores – Que avanços e boas práticas partilhar?