Estudos antropológicos e etnográficos relacionados à internet na pesquisa em ensino: uma revisão integrativa da literatura
Resumo
Apesar de um interesse renovado da área de ensino sobre os impactos da internet e das tecnologias digitais em diferentes contextos educacionais a partir de um olhar antropológico, não há muitas revisões da literatura que discutem as principais contribuições dessas pesquisas. Portanto, investigamos, na presente revisão, artigos publicados em periódicos da área de ensino de Qualis A3 ou superior que usam explicitamente os referenciais dos estudos antropológicos e etnográficos relacionados à internet. Para isso, baseamo-nos nas orientações de Gregg B. Jackson (1980) e Harris M. Cooper (1982) para as revisões integrativas de literatura. Os termos de busca foram “antropologia digital”, “antropologia AND ciberespaço”, “antropologia AND cibercultura”, “etnografia digital”, “etnografia virtual”, “netnografia” e, em inglês, “digital anthropology”, “anthropology AND cyberspace”, “anthropology AND cyberculture”, “digital ethnography”, “virtual ethnography” e “netnography”. Nas buscas realizadas no Periódicos CAPES e no Scopus, após filtrar por área e extrato de qualidade, além de outros critérios de exclusão, chegamos a 42 trabalhos. Como um panorama da literatura revisada, destacamos que os trabalhos que não focam nas questões antropológicas é porque focam mais em outros aspectos educacionais, enquanto os trabalhos que não focam nas questões educacionais assim o fazem por causa dos seus referenciais teórico-metodológicos ou porque abordam temas mais gerais como ética ou métodos de pesquisa.
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