Estudos antropológicos e etnográficos relacionados à internet na pesquisa em ensino: uma revisão integrativa da literatura

Palavras-chave: ensino, educação em ciências, antropologia digital, etnografia virtual, netnografia, internet

Resumo

Apesar de um interesse renovado da área de ensino sobre os impactos da internet e das tecnologias digitais em diferentes contextos educacionais a partir de um olhar antropológico, não há muitas revisões da literatura que discutem as principais contribuições dessas pesquisas. Portanto, investigamos, na presente revisão, artigos publicados em periódicos da área de ensino de Qualis A3 ou superior que usam explicitamente os referenciais dos estudos antropológicos e etnográficos relacionados à internet. Para isso, baseamo-nos nas orientações de Gregg B. Jackson (1980) e Harris M. Cooper (1982) para as revisões integrativas de literatura. Os termos de busca foram “antropologia digital”, “antropologia AND ciberespaço”, “antropologia AND cibercultura”, “etnografia digital”, “etnografia virtual”, “netnografia” e, em inglês, “digital anthropology”, “anthropology AND cyberspace”, “anthropology AND cyberculture”, “digital ethnography”, “virtual ethnography” e “netnography”. Nas buscas realizadas no Periódicos CAPES e no Scopus, após filtrar por área e extrato de qualidade, além de outros critérios de exclusão, chegamos a 42 trabalhos. Como um panorama da literatura revisada, destacamos que os trabalhos que não focam nas questões antropológicas é porque focam mais em outros aspectos educacionais, enquanto os trabalhos que não focam nas questões educacionais assim o fazem por causa dos seus referenciais teórico-metodológicos ou porque abordam temas mais gerais como ética ou métodos de pesquisa.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.

Biografias do Autor

Daniel Pigozzo, IF-UFRGS

Estudante de doutorado no PPGEnFis da UFRGS. Interessado em tópicos e abordagens relacionadas aos science studies no contexto do ciberespaço ou, mais especificamente, no contato dialógico entre antropologia digital, etnografia virtual e a pesquisa em educação em ciências a partir de referenciais como a filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin.

Matheus Monteiro Nascimento, IF-UFRGS

Licenciado em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre e Doutor em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é docente do departamento de Física e do PPGEnFis da UFRGS. Tem interesse em pesquisas sobre o impacto de desigualdades estruturais na Educação e na Ciência e sobre a relação entre a Ciência e outros campos sociais.

Publicado
2023-12-28
Como Citar
Pigozzo, D., & Nascimento, M. (2023). Estudos antropológicos e etnográficos relacionados à internet na pesquisa em ensino: uma revisão integrativa da literatura. Indagatio Didactica, 15(4), 291-314. https://doi.org/10.34624/id.v15i4.33979
Secção
Tecnologias (Digitais) em Educação