Resultados Académicos e Prestação do Serviço Educativo: Uma Análise dos Relatórios de Avaliação Externa em Escolas Portuguesas
Resumo
A promoção do sucesso educativo e, em particular, o processo de avaliação, são aspetos-chave na investigação educacional atual. Este estudo faz parte de um projeto de investigação mais amplo intitulado “Avaliação no Ensino Básico e Secundário: práticas e conceções dos professores sobre avaliação interna e externa nas escolas portuguesas”. O principal objetivo deste estudo é analisar os relatórios de avaliação externa de 16 escolas com o propósito de examinar o domínio “resultados” relacionado com o sucesso académico; analisar o domínio “prestação de serviços educativos” no que diz respeito à monitorização da avaliação; e relacionar a avaliação obtida em cada domínio com a operacionalização do processo de avaliação em cada contexto. As escolas foram selecionadas com base nos resultados apresentados no ranking de 2019. Assim, selecionaram-se 8 escolas básicas (4 com as classificações mais altas e 4 com as classificações mais baixas), bem como 8 escolas secundárias (4 com as classificações mais altas e 4 com as classificações mais baixas). As principais conclusões indicam que, quando os avaliadores classificam o domínio de resultados como “muito bom” ou “bom”, são apresentados indicadores como a redução das taxas de retenção, resultados acima da média, taxas de conclusão acima da média nacional, resultados positivos na avaliação interna e externa e ausência ou redução significativa do abandono escolar. No que diz respeito às categorias comuns avaliadas como boas e muito boas no campo da prestação de serviços educativos, destacam-se principalmente a supervisão e análise dos resultados dos alunos, a análise e comparação das classificações internas e externas para reflexão sobre os resultados, o estabelecimento de critérios de avaliação comuns e um sistema de avaliação público para todos os intervenientes. As categorias comuns relacionadas com a operacionalização da avaliação incluem a utilização de diferentes instrumentos de avaliação e a utilização da avaliação formativa como a principal modalidade utilizada (incluindo a avaliação diagnóstica). Este estudo sugere implicações para educadores, decisores políticos e intervenientes na área educacional, sublinhando a necessidade de uma abordagem abrangente e reflexiva às práticas de avaliação para melhorar os resultados educacionais globais.
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