Análise dos Focos da Aprendizagem Científica quanto ao seu enquadramento na orientação CTS/PC

Palavras-chave: Focos da Aprendizagem Científica, Ciência-Tecnologia-Sociedade, Pensamento Crítico

Resumo

Este artigo se trata de um estudo teórico, o qual teve como objetivo tecer conexões e evidenciar pontos convergentes entre um instrumento avaliativo, intitulado Focos da Aprendizagem Científica (FAC) e a orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade/Pensamento Crítico. A análise buscou identificar se os seis Focos da Aprendizagem Científica - interesse, conhecimento, reflexão, raciocínio, comunidade e identidade - são capazes de atuar como uma ferramenta avaliativa de indícios de aprendizagens científicas em materiais didático-pedagógicos fundamentados na orientação CTS/PC. Para isso, foram utilizados três critérios considerados fundamentais que esta orientação deve abarcar, segundo os estudos de Tenreiro-Vieira e Vieira, sendo eles: i) visão holística da Ciência; ii) educação cidadã e iii) abordagem de situações-problema. Os resultados indicaram que os FAC podem ser utilizados na verificação de evidências de aprendizagem científica a partir da orientação CTS/PC, no sentido de que possuem potencial para tal, uma vez que seus significantes conseguem contemplar os três critérios utilizados como parâmetro para a análise, abarcando os demais aspectos da aprendizagem, além dos conhecimentos científicos.

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Publicado
2023-12-28
Como Citar
Cher, G., Arruda, S., & Passos, M. (2023). Análise dos Focos da Aprendizagem Científica quanto ao seu enquadramento na orientação CTS/PC. Indagatio Didactica, 15(4), 99-114. https://doi.org/10.34624/id.v15i4.33952
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática