Recuperar as aprendizagens perdidas durante a pandemia da COVID-19: O que dizem os professores?
Resumo
Neste artigo apresentamos resultados de um estudo que incidiu nas perceções de professores sobre a recuperação das aprendizagens não realizadas durante a pandemia. Tratou-se de um estudo quantitativo, de natureza extensiva, com recurso a um inquérito por questionário online, ao qual responderam 2.192 educadores e professores de todos os níveis de ensino. O projeto de investigação, mais amplo, procurou analisar o ensino durante a pandemia, incluindo os dois momentos de confinamento e o regresso às escolas com medidas sanitárias bem como o seu impacto nas aprendizagens dos alunos. Os participantes admitem que houve aprendizagens perdidas durante a pandemia, afetando sobretudo os estudantes em contextos socioeconómicos mais desfavoráveis. Os resultados evidenciam ainda a ausência de um dispositivo explícito de acompanhamento e monitorização e um regime de uma certa anomia, registando-se uma discrepância entre a adesão e a implementação das medidas de recuperação das aprendizagens. Além disso, não obstante a amplitude das medidas tomadas, não há uma inscrição clara nos projetos educativos das escolas, o que se traduz numa visão de curto prazo e com uma intencionalidade difusa.
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