O Pensamento Computacional em contexto de resolução de problemas reais: uma proposta de aprendizagem autorregulada
Resumo
O pensamento computacional, sustentado numa abordagem holística e participativa, pode fomentar uma educação para a cidadania e um ambiente aberto para valores universais. A autorregulação pode contribuir para a aprendizagem da matemática em articulação com outras áreas, na qual a promoção do pensamento computacional assume um papel primordial na resolução de problemas reais e atuais da sociedade. Com este estudo procura-se prosseguir a concretização dos objetivos: i) Analisar as potencialidades do pensamento computacional na resolução de um problema real; ii) Averiguar a capacidade de autorregulação das aprendizagens matemáticas das crianças na resolução de problemas reais; iii) Compreender as relações que se podem estabelecer entre o pensamento computacional e a autorregulação das aprendizagens, em contextos reais de resolução de problemas. Neste estudo de caso, de natureza qualitativa e interpretativa, participaram 19 crianças do 4.º ano de escolaridade. A recolha de dados baseou-se na observação participante, na análise documental, nas produções das crianças, em notas de campo, em registos fotográficos e numa entrevista semiestruturada à professora cooperante. A partir da análise dos resultados conclui-se que as crianças se encontram recetivas a resolver problemas atuais relacionados com o meio ambiente. Tudo indica que a aplicação do pensamento computacional na capacidade de resolução de problemas exerce uma influência positiva na autorregulação das aprendizagens, uma vez que as crianças foram capazes de testar conjeturas e validar as estratégias utilizadas na resolução de problemas.
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