Representaciones de ambiente y sustentabilidad de docentes en formación inicial de la Universidad Pedagógica Nacional y en ejercicio de escuelas normales superiores
Resumo
As representações sociais constituem um conceito polissêmico, uma categoria pluriparadigmática (Pérez & Porras, 2005), na qual confluem diversas perspectivas de interpretação da realidade, que permitem as pessoas avaliar e construir explicações, mediante os processos comunicativos e de interação social. De fato, as representações sociais revalidam a construção social do conhecimento, um corpus especifico com o qual as pessoas se desenvolvem, organizam sua vida e definem a tomada de decisões. Com o proposito de fomentar uma cultura ambiental para a ecocidadania, a pesquisa foca o interesse no reconhecimento das representações sociais que têm, sobre o ambiente e a sustentabilidade, os docentes em exercício das Escolas Normais e docentes em formação inicial da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Pedagógica Nacional. O objetivo é o de contribuir para a reflexão da formação docente, na compreensão das situações ambientais do contexto local, consolidar um processo de tomada de decisões e favorecer a articulação de redes de pesquisa que consolidem um olhar crítico da realidade ambiental. Este estudo qualitativo, de tipo descritivo e exploratório, se embasa no enfoque estrutural das representações sociais. Dos 18 participantes, 8 são docentes de Escolas normais e 10 são estudantes da Universidade Pedagógica Nacional. Para o tratamento dos dados coletados, utilizou-se o software EVOC/2003 (Ensemble de Programmes Permettant L’analyse des Évocations), que permite desenvolver uma organização das palavras evocadas, em função de sua hierarquia, a interação entre a frequência media e o intervalo de aparecimento.
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