Um olhar a partir das eco-escolas num agrupamento escolar de Setúbal, Portugal focado nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Palavras-chave: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Agrupamento de Escolas, Ecoescolas, Estudos de caso

Resumo

Este trabalho faz parte da pesquisa pós-doutoral relacionada ao Agrupamento de Escolas AEBA em Lisboa. É um estudo de caso que documenta o design e desenvolvimento deste projeto focado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente nas Eco Escolas. O propósito deste trabalho enquadra-se no tema “Desafios da Educação Ciéncia, Tecnología e Sociedade (CTS). e dos Objetivos da Agenda 2030”. Tem como objetivo abordar as seguintes questões: A educação, como atualmente concebida, é um problema ou parte da solução para a sustentabilidade? Que tipo de aprendizagen devemos promover em cada contexto para criar um mundo mais sustentável? O que são Eco Escolas? Os ODS procuram buscam promover uma maior adesão a uma visão ecocêntrica entre a população em geral, a fim de proteger toda a humanidade em condições iguais. O desafio é significativo, pois envolve desaprender muitos conceitos pedagógicos e didáticos incorretos profundamente enraizados ao longo do tempo. O objetivo é proporcionar aos estudantes uma compreensão profunda do estado global da Terra, das relações entre os seres humanos e a natureza e dos problemas resultantes, juntamente com suas causas. A evolução das atividades educacionais e científicas é analisada no contexto do projeto Eco Escolas da AEBA e o seu impacto na aprendizagem. Resultados aportan que estudantes e pais valorizam a abordagem de questões ecológicas desde a infância e a promoção de um mundo mais sustentável. Os estudantes refletiram sobre problemas socioambientais e a interconexão entre sociedade, economia e natureza, impulsionando soluções.

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Publicado
2023-12-28
Como Citar
García Carreño, I. (2023). Um olhar a partir das eco-escolas num agrupamento escolar de Setúbal, Portugal focado nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Indagatio Didactica, 15(4), 333-358. https://doi.org/10.34624/id.v15i4.33922
Secção
Políticas e Avaliação em Educação