Biomas brasileiros em foco: uma metodologia ativa para engajar estudantes para a conservação

Palavras-chave: biomas brasileiros, ensino médio, Sequência Didática Investigativa

Resumo

A conservação dos biomas brasileiros é um assunto de extrema importância devido à sua riqueza e diversidade de seres vivos. No entanto, o avanço da atividade humana tem exercido pressões sobre essas áreas, colocando em dúvida a preservação para o futuro. Para abordar esse tema na escola, a Base Nacional Comum Curricular e o Documento Curricular Referencial do Ceará destacam a importância da conservação dos biomas e da biodiversidade. É essencial envolver os estudantes ativamente, como em uma Sequência Didática Investigativa. A SDI utilizada foi adaptada do modelo desenvolvido por Bybee, modelo 5E. A atividade foi aplicada em uma escola de Ensino Médio. Os resultados mostraram que os alunos se envolveram na atividade, expressaram suas opiniões e elaboraram propostas de conscientização, como campanhas publicitárias. A aplicação da SDI mostrou-se eficiente para abordar a conservação dos biomas em sala de aula, estimulando reflexão, pensamento crítico e autonomia dos estudantes.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.

Biografias do Autor

Mayara Priscila Santiago Pereira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

MESTRANDA NO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA

Jones Baroni Ferreira de Menezes, UECE

Doutro em Educação. Docente permanente no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia.

Publicado
2023-12-28
Como Citar
Pereira, M. P., & Menezes, J. (2023). Biomas brasileiros em foco: uma metodologia ativa para engajar estudantes para a conservação. Indagatio Didactica, 15(4), 83-98. https://doi.org/10.34624/id.v15i4.33907
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática