Uso do Laboratório de Ciências no Ensino Médio: Buscando evidências na Base Nacional Comum Curricular

Palavras-chave: Ensino de Ciências, Educação Básica, Alfabetização Científica, Novo Ensino Médio

Resumo

O Laboratório de Ciências (LC) é um espaço escolar que pode potencializar a aprendizagem dos estudantes. Porém, a falta de formação docente, a precarização da estrutura do LC e a falta de apoio pedagógico são fatores que reduzem a possibilidade potencializadora desse espaço. Entendendo a necessidade de haver indicações em documentos oficiais sobre o LC, esse estudo teve como objetivo analisar como a Base Nacional Comum Curricular [BNCC] pode contemplar o LC para o ensino de Ciências da Natureza durante a etapa do Ensino Médio. Por meio de uma pesquisa documental da BNCC, foi apontada a presença de competências e habilidades que suscitam atividades investigativas. Todavia, o documento não cita o LC como o espaço mais adequado da escola para tais atividades. Com isso, percebeu-se que a BNCC não oferece subsídios para que os professores solicitem junto aos seus sistemas de ensino a implementação e utilização do LC.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.

Biografias do Autor

Bibiane de Fátima Santos, Universidade Federal de Alagoas

Licenciada em Ciências Biológicas (UFAL) e Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFAL). Professora de Ciências do município de Satuba. Integrante do Grupo Formação de Professores e Ensino de Ciências (GPFPEC/ UFAL/CNPq) e do Laboratório de Pesquisa em Educação Científica em Biologia (LAPECBIO/UFAL/CNPq).

Maria Danielle Araújo Mota, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciada em Ciências Biológicas (UECE), Mestra e Doutora em Educação (UFC). Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de professores ( PPGEFOP/UFAL) e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM-UFAL). Integrande do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI/UFC/CNPq), do Grupo Formação de Professores e Ensino de Ciências (GPFPEC/ UFAL/CNPq) e do Laboratório de Pesquisa em Educação Científica em Biologia (LAPECBIO/UFAL/CNPq).

Publicado
2023-12-28
Como Citar
Santos, B., & Mota, M. D. (2023). Uso do Laboratório de Ciências no Ensino Médio: Buscando evidências na Base Nacional Comum Curricular. Indagatio Didactica, 15(4), 315-332. https://doi.org/10.34624/id.v15i4.33634
Secção
Políticas e Avaliação em Educação