Uso do Laboratório de Ciências no Ensino Médio: Buscando evidências na Base Nacional Comum Curricular
Resumo
O Laboratório de Ciências (LC) é um espaço escolar que pode potencializar a aprendizagem dos estudantes. Porém, a falta de formação docente, a precarização da estrutura do LC e a falta de apoio pedagógico são fatores que reduzem a possibilidade potencializadora desse espaço. Entendendo a necessidade de haver indicações em documentos oficiais sobre o LC, esse estudo teve como objetivo analisar como a Base Nacional Comum Curricular [BNCC] pode contemplar o LC para o ensino de Ciências da Natureza durante a etapa do Ensino Médio. Por meio de uma pesquisa documental da BNCC, foi apontada a presença de competências e habilidades que suscitam atividades investigativas. Todavia, o documento não cita o LC como o espaço mais adequado da escola para tais atividades. Com isso, percebeu-se que a BNCC não oferece subsídios para que os professores solicitem junto aos seus sistemas de ensino a implementação e utilização do LC.
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