Contribuições das feiras de ciências para a formação de estudantes da educação básica: investigando as concepções de um grupo de professores

Palavras-chave: Formação de estudantes, CTS, Educação Científica e Tecnológica, Letramento Científico, Feira de Ciências

Resumo

As Feiras de Ciências se constituem como uma possibilidade de rompimento com a abordagem tradicional na educação científica e tecnológica, podendo favorecer o estabelecimento de relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e o desenvolvimento do Letramento Científico dos estudantes envolvidos no planejamento, execução e avaliação desse tipo de atividade pedagógica. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo principal investigar, a partir da visão de professores da rede pública da cidade de Morro da Fumaça/ Santa Catarina (Brasil), quais as contribuições da participação em Feiras de Ciências para os estudantes da educação básica. Para isso, as percepções de nove docentes da área de Ciências da Natureza (das áreas de Química, Física e Biologia) sobre a contribuição das Feiras de Ciências para a formação dos estudantes foram investigadas qualitativamente, por meio de um estudo de caso cujo os dados foram produzidos a partir de um questionário respondido virtualmente. As respostas ao instrumento de produção de dados foram analisadas com inspiração na análise de discurso de linha franco-brasileira e em categorias de Letramento Científico publicadas na literatura. Foi identificado que as Feiras de Ciências, na visão dos professores participantes, possibilitam o desenvolvimento das dimensões conceitual, procedimental e afetiva do Letramento Científico, contribuindo para a formação científica dos estudantes. Nesse sentido, recomendamos que as Feiras de Ciências ocupem um lugar de maior destaque no planejamento das atividades curriculares da educação científica e tecnológica, incorporando a luta contra as injustiças sociais no escopo dessa atividade.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2023-12-28
Como Citar
Fratoni, C., & Bianchetti, V. (2023). Contribuições das feiras de ciências para a formação de estudantes da educação básica: investigando as concepções de um grupo de professores. Indagatio Didactica, 15(4), 209-228. https://doi.org/10.34624/id.v15i4.33514
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática