Tecnologia educacional e aprendizagem de funções polinomiais do 1º grau: uma abordagem com engenharia didática e software Modellus

Palavras-chave: Tecnologia educacional, Engenharia Didática, Software Modellus, Funções polinomiais do 1º grau, Aprendizagem significativa

Resumo

O artigo propõe uma abordagem inovadora para o ensino de funções polinomiais do 1º grau, integrando a tecnologia educacional por meio do software Modellus com os princípios da Engenharia Didática. A Engenharia Didática visa promover a aprendizagem significativa de conteúdos matemáticos, considerando as peculiaridades e desafios enfrentados pelos alunos, enquanto o Modellus possibilita a exploração visual e dinâmica dos conceitos. A combinação dessas abordagens tem o objetivo de tornar o ensino mais dinâmico, interativo e contextualizado, buscando proporcionar uma aprendizagem mais eficaz e motivadora para os alunos. A fundamentação teórica ressalta a importância da tecnologia educacional no ensino de Matemática, juntamente com a relevância da Engenharia Didática para o planejamento de sequências didáticas desafiadoras. As análises preliminares identificam a relação entre a utilização do Modellus e a abordagem da Engenharia Didática no contexto específico das funções polinomiais do 1º grau. A concepção da situação didática é desenvolvida considerando as potencialidades do software e os princípios da Engenharia Didática, visando proporcionar uma abordagem educacional mais eficiente e envolvente. Portanto, espera-se que este estudo não apenas contribua para a melhoria do ensino das funções polinomiais do 1º grau, mas também ofereça uma perspectiva inovadora e eficaz para o contexto educacional, alinhada com as demandas contemporâneas de aprendizagem matemática.

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Biografias do Autor

Lucas Emanuel de Oliveira Maia, Universidade Federal do Ceará

Mestre pelo Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), participou do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Educação e Formação Docente (NUPEFD) da Universidade Estadual Vale do Acaraú e integrante do Grupo de Pesquisa em Ensino e Tecnologias Educacionais (PETE) e o Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Matemática para o Ensino Médio (IFRN), Docência Pedagógica e práticas Matemáticas (PROMINAS), graduações em administração (UNILAB), Eng. Eletricista (UnP) e Licenciado em matemática (IFRN). Cursando Licenciatura em Computação e Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, ensino de Matemática e suas tecnologias com foco na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. E sócio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

É servidor público federal no cargo de professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Graduação na área de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou seu Mestrado com pesquisas na área de tecnologia aplicada a educação e metodologia de ensino com objetos de aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza e Física em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor da Rede Pública Municipal de Fortaleza (SME) e professor da Secretaria de Educação do Governo do Estadual do Ceará (SEDUC). Coordenou o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no Estado do Ceará, além de outros programas de Formação de Professores em Nível de Pós-Graduação em Especialização na área de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Tecnologias Educacionais. Foi consultor do PASEM - Programa de Apoio Educacional do Mercosul, realizado pela União Europeia, coordenando diversas missões educacionais internacionais de pesquisa e estudos em países da América Latina, tais como Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil. Foi coordenador adjunto do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará (COMFOR - UFC) e coordenou diversos programas da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) na área de formação continuada de professores do Ministério da Educação (MEC) e atua como professor pesquisador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em cursos de Licenciatura e formação de professor. É consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).  Tem diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Exerceu também o cargo de Diretor Geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), no município de Sobral. Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ce, e professor permanente e orientador dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e de Mestrado em Ciência da Informática, ambos pela UFC, além de docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE, Campus Fortaleza, desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores.

Daniel Brandão Menezes, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Bacharelado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Ciências Jurídicas e Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul (UniCSul), Doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino no eixo Ensino de Matemática pela UFC e Pós-doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa História e Educação Comparada pela UFC. Desenvolve projetos de pesquisas com foco na inovação pedagógica e tecnológica dos professores e orienta bolsistas PIBIC e PIBITI, financiados pelo CNPq e Funcap. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa e Formação Docente. Bolsista Pesquisador de Interiorização - BPI FUNCAP 2020 - 2022. Docente e pesquisador da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional em cooperação técnica com a SEDUC - CE, Professor Pesquisador Voluntário do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (PÓLO RENOEN-UFC) e Professor Colaborador do Mestrado em Tecnologias Educacionais (UFC).

Publicado
2023-12-28
Como Citar
Maia, L., Vasconcelos, F., & Menezes, D. (2023). Tecnologia educacional e aprendizagem de funções polinomiais do 1º grau: uma abordagem com engenharia didática e software Modellus. Indagatio Didactica, 15(4), 271-290. https://doi.org/10.34624/id.v15i4.33199
Secção
Tecnologias (Digitais) em Educação