Questionamentos e opiniões de professores de Ciências da Natureza sobre Educação CTS

  • Roseane Freitas Fernandes Universidade de Brasília/UnB
  • Roseline Beatriz Strieder Instituto de Física - Universidade de Brasília/UnB
Palavras-chave: Educação CTS, Interdisciplinaridade, formação de professores

Resumo

Pesquisas realizadas com professores de ciências que pouco ou nada conhecem sobre a abordagem CTS, apontam uma série de desafios a serem superados, em especial no contexto da formação de professores. Todavia, vários professores de ciências têm desenvolvido propostas de ensino balizadas pelos pressupostos da Educação CTS, o que demonstra ser relevante investigar quais os questionamentos e opiniões possuem esses professores em relação a essa perpectiva educacional. Assim, o presente estudo investigou questionamentos e opiniões sobre a Educação CTS de um grupo de professores do Ensino Médio que tem desenvolvido propostas educacionais centradas nessa perspectiva. Para tanto, foi desenvolvida uma atividade reflexiva sobre os pressupostos da Educação CTS e Interdisciplinaridade. A análise das produções dos professores ao final desta atividade baseou-se na Análise Textual Discursiva (ATD) que apontou três categorias, relacionadas: i) à formação de professores, ii) aos pressupostos da Educação CTS e da Interdisciplinaridade e iii) às práticas em sala de aula. Os resultados indicaram a necessidade de favorecer, na formação inicial e continuada de professores, discussões relacionadas à Educação CTS e Interdisciplinaridade para a prática efetiva dessa perspectiva no contexto escolar.

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Publicado
2016-07-05
Como Citar
Fernandes, R. F., & Strieder, R. B. (2016). Questionamentos e opiniões de professores de Ciências da Natureza sobre Educação CTS. Indagatio Didactica, 8(1), 453-467. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3292
Secção
Formação de Professores – Que avanços e boas práticas partilhar?