La didáctica de la tecnología, objetos y máquinas: diseño y elaboración de proyectos bajo un enfoque CTS
Resumo
Neste trabalho apresenta-se uma experiência didática inovadora para o ensino e a aprendizagem do bloco de conteúdo da tecnologia, objetos e máquinas na disciplina “conhecimento do meio natural no ensino básico”. A proposta desenvolvida baseou-se no desenho, elaboração e construção de projetos didático-tecnológicos para trabalhar na sala de aula, de maneira conjunta, habilidades cognitivas, emocionais e sociais. A amostra utilizada foi composta por 542 alunos da Faculdade de Educação, da Licenciatura em Educação Básica entre 2013-2015. A metodologia utilizada pretendeu promover a aprendizagem significativa de conceitos científicos e tecnológicos através da ligação com a vida cotidiana, onde realmente ganham significado e funcionalidade. Foram Desenhados e criados mais de 150 projetos tecnológicos com materiais reciclados, que representam a componente científica, tecnológica e social de objetos e máquinas da nossa vida diária e que podem ser desenvolvidos com alunos de Ensino Básico. Cada um dos modelos criados foi complementado por um projeto educacional enquadrado no âmbito de trabalhos CTS, com o objetivo de promover uma educação para o desenvolvimento das vocações científicas desde tenra idade. Os resultados desta experiência demonstraram que tais projetos são um excelente método para o ensino e aprendizagem de conceitos científicos presentes no funcionamento da tecnologia que nos rodeia. Com este tipo de projetos tecnológicos e educacionais, os estudantes que serão os futuros professores, expandem os seus conhecimentos e aprendem estratégias diferentes para o ensino da ciência e tecnologia nas salas de aula do ensino básico, potenciando, assim, a aquisição de conhecimentos científicos e tecnológicos por parte dos alunos.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0