Inclusão de elementos do quotidiano em recentes Manuais escolares: Motivação dos alunos para a Geometria

Palavras-chave: motivação, quotidiano, educação matemática, geometria, manual escolar

Resumo

O presente trabalho incide sobre a importância da motivação dos alunos para a aprendizagem da geometria, centrando as atenções nos recentes manuais escolares de matemática, em adoção para o ano letivo de 2022/23, e na integração de referências ao quotidiano e vivências dos alunos que os possam interessar e levar a relacionar os conteúdos disciplinares com o seu dia-a-dia. A partir da análise de dois novos manuais, constatamos que apesar dessa integração, continuamos a deparar-nos com alguma falta de incentivo à curiosidade e motivação, baseada em situações de ligação e articulação com a realidade dos alunos.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2023-06-20
Como Citar
Alves, N., Aires, A., & Catarino, P. (2023). Inclusão de elementos do quotidiano em recentes Manuais escolares: Motivação dos alunos para a Geometria. Indagatio Didactica, 15(2), 117-130. https://doi.org/10.34624/id.v15i2.32580
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática