Sequência didática com emprego da argumentação como estratégia de ensino e do gênero charge sobre alimentos transgênicos como recurso didático
Resumo
Este trabalho é parte de uma tese de doutorado em andamento, que envolve uma experiência de ensino e aprendizagem com uso do gênero textual charge (ilustrações utilizadas frequentemente no cotidiano do mundo ocidental e tipicamente relacionadas a fatos do momento), objetivando estimular a argumentação crítica dos alunos do Ensino Médio acerca da temática relacionada a alimentos transgênicos, com enfoque à Ciência, Tecnologia e Sociedade. Para tanto, a sequência didática foi estruturada em quatro etapas: problematização inicial, organização do conhecimento, aplicação e avaliação. Foi realizada em duas aulas e aplicada em turmas de Ensino Médio Integrado de Agroindústria e Agropecuária de um Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia. Os resultados obtidos após análises dos textos produzidos pelos alunos revelaram que a utilização de charges, de fato, contribuiu para que eles reconhecessem as relações entre os conteúdos de alimentos transgênicos e o seu cotidiano.
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