Sequência didática com emprego da argumentação como estratégia de ensino e do gênero charge sobre alimentos transgênicos como recurso didático

  • Adalberon Moreira de Lima Filho Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL- São Paulo
  • Maria Delourdes Maciel Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL - São Paulo
Palavras-chave: Sequência Didática, Argumentação, Charges, Alimentos Transgênicos

Resumo

Este trabalho é parte de uma tese de doutorado em andamento, que envolve uma experiência de ensino e aprendizagem com uso do gênero textual charge (ilustrações utilizadas frequentemente no cotidiano do mundo ocidental e tipicamente relacionadas a fatos do momento), objetivando estimular a argumentação crítica dos alunos do Ensino Médio acerca da temática relacionada a alimentos transgênicos, com enfoque à Ciência, Tecnologia e Sociedade. Para tanto, a sequência didática foi estruturada em quatro etapas: problematização inicial, organização do conhecimento, aplicação e avaliação. Foi realizada em duas aulas e aplicada em turmas de Ensino Médio Integrado de Agroindústria e Agropecuária de um Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia. Os resultados obtidos após análises dos textos produzidos pelos alunos revelaram que a utilização de charges, de fato, contribuiu para que eles reconhecessem as relações entre os conteúdos de alimentos transgênicos e o seu cotidiano.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2016-07-05
Como Citar
Lima Filho, A. M. de, & Maciel, M. D. (2016). Sequência didática com emprego da argumentação como estratégia de ensino e do gênero charge sobre alimentos transgênicos como recurso didático. Indagatio Didactica, 8(1), 406-421. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3244
Secção
Formação de Professores – Que avanços e boas práticas partilhar?