Compreensões dos licenciados de diferentes áreas sobre a natureza da ciência, a partir de questões sociocientíficas

  • Diana Fabiola Moreno Sierra Grupo Alternaciencias Universidad Pedagógica Nacional
  • Leonardo Fabio Martínez Pérez Universidad Pedagógica Nacional
Palavras-chave: Perspectiva CTSA, Epistemologia e Sociologia da ciência, Posicionamentos éticos e políticos

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as compreensões sobre a Natureza da Ciência (NdC) de licenciandos de diferentes áreas do conhecimento, ao discutirem as controvérsias do Diagnóstico Genético de Pré-implantação (DGPI) e da Célula Sintética. A pesquisa foi fundamentada em um referencial teórico sobre a ciência enquanto conhecimento metadisciplinar, enfatizando os aspectos epistemológicos, sociológicos e teve uma metodologia de caráter qualitativo. A análise dos resultados evidencia que a abordagem de questões sociocientíficas (QSC) associada às controvérsias científicas (tais como as suscitadas pelo DGPI e a Célula Sintética) possibilitaram a constituição de avanços significativos nas visões de ciência de futuros professores.

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Publicado
2016-07-05
Como Citar
Moreno Sierra, D. F., & Martínez Pérez, L. F. (2016). Compreensões dos licenciados de diferentes áreas sobre a natureza da ciência, a partir de questões sociocientíficas. Indagatio Didactica, 8(1), 388-405. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3238
Secção
Formação de Professores – Que avanços e boas práticas partilhar?