Influência de uma indústria química tecnológica no desenvolvimento de uma comunidade/bairro e na opção de estudantes da região pelo curso de Química

  • Francisca de Assiz Carvalho Universidade Cruzeiro do Sul
  • Maria Delourdes Maciel Universidade Cruzeiro do Sul
Palavras-chave: CTS, Educação, Cultura e Sociedade

Resumo

Durante alguns anos como professora de Química, tenho percebido grandes dificuldades, por parte dos estudantes, em relação aos conteúdos da disciplina. Assim, na tese de doutorado, em andamento, procurei investigar as possíveis Influências da Ciência Escolar sobre a Sociedade e as razões que levam os graduandos do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Química a optarem pela área. Nosso objetivo é identificar a relação daquilo que se ensina nas aulas de Ciências com a vida do aluno-cidadão em sociedade; conhecer as representações dos graduandos sobre a influência da ciência escolar sobre suas vidas; verificar se existem outras influências, além dos conteúdos ensinados e aprendidos, sobre suas escolhas profissionais. Para este artigo consideramos parte dos dados desta tese relacionados com as possíveis Influências sobre a opção dos estudantes de graduação em Química, de uma Instituição de Ensino Superior localizada em São Miguel Paulista/ SP, pela área de Química. Para investigar as possíveis Influências sobre a opção dos estudantes, recorremos a questionários semiestruturados. As questões fechadas visavam conhecer o perfil dos estudantes. As questões abertas tinham por finalidade dar voz aos estudantes para que pudessem falar sobre suas escolhas. Foram sujeitos da pesquisa 114 graduandos, sendo 23 de Licenciatura e 91 de Bacharelado. No decorrer das análises dos questionários, percebemos que, por diversas vezes, os graduandos faziam referência a uma indústria química situada na região de São Miguel Paulista/ SP, que também havia influenciado nas suas escolhas profissionais e no desenvolvimento da região e de seus habitantes. Como um de nossos objetivos foi verificar se existem outras influências, além da ciência escolar, sobre a escolha profissional dos estudantes, passamos, então, a investigar quais as razões da influência da referida indústria sobre os estudantes, a região e seus habitantes. Para analisar a representação dos estudantes acerca da influência dessa indústria sobre suas escolhas profissisonais, recorremos a Moscovici (2009). Os resultados preliminares apontam que, realmente, a presença dessa indústria na região trouxe, além de crescimento populacional, desenvolvimento social e tecnológico, ampliação do comércio, criação de áreas de lazer e de serviços públicos como hospitais, escolas, creches e aumento de linhas de transportes, influenciando a cultura do bairro e a vida dos cidadãos. Face a essas constatações, consideramos que as Escolas da referida região, na elaboração de suas propostas pedagógicas, não podem ignorar a presença da referida indústria e de sua influência sobre a vida dos estudantes; que a Ciência Escolar, trabalhada em sala de aula, deve levar em consideração os impactos e as influências dessa indústria no desenvolvimento social dos cidadãos.

Publicado
2016-07-05
Secção
Formação de Professores – Que avanços e boas práticas partilhar?