Educação em Saúde na Educação Básica em uma perspectiva CTS: estilos de pensamento manifestos na Base Nacional Comum Curricular

Palavras-chave: Base Nacional Curricular Comum (BNCC), Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Educação em saúde, Estilos de pensamento

Resumo

No presente trabalho, apoiado na epistemologia de Ludwik Fleck, busca-se evidenciar os estilos de pensamento em saúde, conforme apresentado por Maeyama e Cutolo (2010), representados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este artigo apoia-se em trabalhos na área da saúde, os quais identificam estilos de pensamento no processo saúde-doença, com a finalidade de relacioná-los ao processo educacional no desenvolvimento de temas de saúde na Educação Básica. Em termos metodológicos, para apreciação do referido documento, agrega-se a Análise de Conteúdo. O recorte da BNCC analisado compreende as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Dos estilos de pensamento propostos na literatura em saúde, estudados neste trabalho, conclui-se que a BNCC contempla os vários estilos de pensamento, com uma preponderância para as concepções social e integral/socioambiental na prática educacional em saúde, para as etapas de ensino analisadas, caracterizando possibilidades de uma Educação CTS outorgada pela BNCC.

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Publicado
2023-05-08
Como Citar
Lisboa, A., Sutil, N., & Lambach, M. (2023). Educação em Saúde na Educação Básica em uma perspectiva CTS: estilos de pensamento manifestos na Base Nacional Comum Curricular. Indagatio Didactica, 15(1), 227-242. https://doi.org/10.34624/id.v15i1.32216
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática