Educação Freire-CTS e a Educação do Campo: uma proposta de parâmetros articuladores entre os movimentos

Palavras-chave: Escolas do Campo, Preocupação com os sujeitos, Superação da cultura do silêncio, Participação crítica, Problematização da realidade

Resumo

Neste estudo objetiva-se identificar parâmetros orientadores de práticas educativas fundamentadas por pressupostos da Educação do Campo e da Educação Freire-CTS. Para tanto, analisaram-se textos representativos de ambos movimentos e propostas didáticas publicadas em periódicos brasileiros, e nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Empregou-se a Análise Textual Discursiva no corpus e emergiram os seguintes parâmetros: preocupação com os sujeitos; superação da cultura do silêncio; participação crítica e problematização da realidade. Os pontos convergentes reverberaram tanto da análise dos aportes teóricos como das propostas educativas selecionadas, apesar de se perceber nestas a necessidade de aprofundamentos, e debates, em torno de ações para a transformação social na busca pela emancipação dos campesinos.

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Publicado
2023-05-08
Como Citar
de Assis, A., Machado, P., & Strieder, R. (2023). Educação Freire-CTS e a Educação do Campo: uma proposta de parâmetros articuladores entre os movimentos. Indagatio Didactica, 15(1), 105-120. https://doi.org/10.34624/id.v15i1.32129
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática