“Déficit de Natureza”: Contributos para a estruturação de Formação de Professores para o Ensino com e na Natureza

Palavras-chave: déficit de natureza, educação e natureza, formação continuada de professores

Resumo

A educação sofre os impactos demográficos da concentração de pessoas em centros urbanos. Um destes impactos é o distanciamento de professores e alunos da natureza nos seus processos educativos. O termo “déficit de natureza” e sua relação com a educação tem sido discutido sob diferentes perspectivas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com estudo de caso, cujo objetivo é analisar a construção de uma formação de professores para o uso intencional de um espaço educativo na natureza. A questão principal é: “Quais os elementos estruturadores para a formação de professores numa perspetiva de integração da natureza na educação formal?” Esta proposta foi elaborada por um grupo de docentes da instituição que se reuniu durante um semestre letivo no total de dez reuniões de pelo menos duas horas. Em cada reunião foi elaborada uma ata contendo os principais conteúdos estudados; como estratégia metodológica utilizamos a Analysis Framework criando um resumo de cada ata e categorias validadas pelos pesquisadores. A análise evidenciou que as reuniões foram fundamentais para elaboração da proposta e os resultados podem ser observados por meio das categorias criadas: os “temas norteadores” envolvendo os conteúdos relacionados à infância e “educação e natureza” abarcando atividades formativas de educação com e na natureza. Concluímos que o preparo para estruturar este tipo de formação demanda: observação sistemática da realidade a qual se pretende intervir, estudos profundos sobre o objeto da formação, esforço coletivo concentrado de pessoas que compartilham objetivos, estreitamento de vínculo entre educação básica, graduação e pós-graduação stricto sensu.

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Publicado
2023-12-28
Como Citar
Neri de Souza, F., & Darius, R. (2023). “Déficit de Natureza”: Contributos para a estruturação de Formação de Professores para o Ensino com e na Natureza. Indagatio Didactica, 15(4), 151-170. https://doi.org/10.34624/id.v15i4.31936
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática