La historia y la filosofía de la ciencia en la formación del profesorado: una experiencia de formación contínua virtual
Resumo
Este trabalho está estruturado a partir da experiência de implementação de um seminário de história e filosofia da ciência, no contexto de uma especialização em ensino de ciências naturais, destinadas a professores de ciências do ensino médio. O seminário tem caráter virtual e se desenvolve ao longo de dois meses, com uma aula semanal, totalizando uma carga horária de 46 horas. A proposta de formação metacientífica liga duas perspectivas sobre a natureza da ciência, isto é, como componente curricular e como linha de pesquisa, a fim de mostrar quais podem ser as suas contribuições para a oferta de uma educação científica de qualidade, partindo da reflexão sobre as concepções sobre ciência que sustentam os(as) docentes no desenvolvimento de propostas didáticas que utilizem os insumos advindos da epistemologia e da história da ciência para promover aprendizagens genuínas e significativas.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0