La historia y la filosofía de la ciencia en la formación del profesorado: una experiencia de formación contínua virtual

  • Alejandro Pujalte CeFIEC-Instituto de Investigaciones Centro de Formación e InveUniversidad de Buenos Aires; INFD-Instituto Nacional de Formación Docente, Ministerio de Educación y Deportes
  • Juan Pablo Colotta INFD-Instituto Nacional de Formación Docente, Ministerio de Educación y Deportes
  • Marcelo Bazán INFD-Instituto Nacional de Formación Docente, Ministerio de Educación y Deportes
  • Mariana Rodríguez INFD-Instituto Nacional de Formación Docente, Ministerio de Educación y Deportes
Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência, Natureza da Ciência, Formação de Professores

Resumo

Este trabalho está estruturado a partir da experiência de implementação de um seminário de história e filosofia da ciência, no contexto de uma especialização em ensino de ciências naturais, destinadas a professores de ciências do ensino médio. O seminário tem caráter virtual e se desenvolve ao longo de dois meses, com uma aula semanal, totalizando uma carga horária de 46 horas. A proposta de formação metacientífica liga duas perspectivas sobre a natureza da ciência, isto é, como componente curricular e como linha de pesquisa, a fim de mostrar quais podem ser as suas contribuições para a oferta de uma educação científica de qualidade, partindo da reflexão sobre as concepções sobre ciência que sustentam os(as) docentes no desenvolvimento de propostas didáticas que utilizem os insumos advindos da epistemologia e da história da ciência para promover aprendizagens genuínas e significativas.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2016-07-05
Como Citar
Pujalte, A., Colotta, J. P., Bazán, M., & Rodríguez, M. (2016). La historia y la filosofía de la ciencia en la formación del profesorado: una experiencia de formación contínua virtual. Indagatio Didactica, 8(1), 254-268. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3193
Secção
Formação de Professores – Que avanços e boas práticas partilhar?