Vozes da Didática: Percursos transgeracionais de investigadores da Universidade de Aveiro

Palavras-chave: Didática, Transgeracionalidade, Percursos de vida, Universidade de Aveiro

Resumo

Vivemos num mundo em constante transformação. Assumindo eco na Educação, essas transformações, que perpassam várias gerações de investigadores, têm proporcionado a reconfiguração epistemológica e praxeológica da Didática, adquirindo, assim, a sua conceção, um caráter hermenêutico. É neste sentido que se procura responder às questões de investigação: (1) Qual a perceção de investigadores de diferentes gerações da Universidade de Aveiro sobre a conceção de Didática? e (2) Como se foi construindo a perceção desses investigadores sobre a conceção de Didática, atendendo aos seus percursos de vida nos âmbitos pessoal e profissional? Para tal, delinearam-se como objetivos: (i) compreender a dimensão contextualizada dos percursos pessoal e profissional dos investigadores entrevistados; (ii) caracterizar a sua perceção sobre a conceção de Didática; e (iii) analisar as diferentes perspetivas epistemológicas nesse âmbito. De modo a operacionalizar o estudo, procedeu-se à recolha de dados através da realização de entrevistas standardized open-ended a nove investigadores da área da Didática de diferentes gerações da Universidade de Aveiro e à sua posterior análise de conteúdo categorial, através do recurso ao software webQDA. Conclui-se que os investigadores-participantes apresentam uma conceção de Didática análoga, tornando-se evidente a existência de uma escola de pensamento que define a identidade institucional da Universidade de Aveiro nesse domínio, mas que, em paralelo, denota idiossincrasias emergentes dos percursos individuais dos sujeitos, assim como dos seus contextos geracionais.

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Publicado
2023-07-31
Como Citar
Lourenço-Simões, C., Ferreira-Santos, J., Costa, P., & Araújo e Sá, M. H. (2023). Vozes da Didática: Percursos transgeracionais de investigadores da Universidade de Aveiro. Indagatio Didactica, 15(3), 109-126. https://doi.org/10.34624/id.v15i3.31825
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática