El uso de anotaciones sobre vídeos en abierto como herramienta para analizar las concepciones de los estudiantes de pedagogía sobre un problema ambiental

  • Daniel Cebrián Robles Universidad de Málaga
  • Ángel Blanco López Universidad de Málaga
  • Juan Noguera Valdemar Universidad Central de Venezuela
Palavras-chave: Anotações, vídeo, problema sócio-científico, pedagogia, mineração ilegal

Resumo

O vídeo como recurso multimídia é bem reconhecido no mundo da educação e pode ser muito útil para trabalhar problemas sócio-científicos em aulas. Novos desenvolvimentos tecnológicos têm permitido o uso de anotações no vídeo para criar um espaço de discussão virtual. Este trabalho irá utilizar a ferramenta Open Video Annotation (https://gteavirtual.org/ova, OVA) para trabalhar um problema sócio-científico como é a mineração ilegal na Venezuela. Foram coletadas as opiniões dos alunos do curso de Pedagogia da Universidade de Málaga (Espanha) sobre esta questão. Os alunos foram convidados a identificar cinco rótulos diferentes (beleza, flora, fauna, impacto e solução) em um vídeo e dar as suas opiniões em formato de anotação. Conclui-se que a percepção dos alunos sobre o potencial impacto ambiental da mineração ilegal pode ocorrer em três momentos, que são claramente diferenciados no vídeo e exibido nos resultados do trabalho. Além disso, as possíveis aplicações usando anotações são discutidas para trabalhar não só os aspectos sócio-científicos, mas qualquer conteúdo educacional por meio de vídeo e anotações.

Publicado
2016-07-05
Secção
Formação de Professores – Que avanços e boas práticas partilhar?