El uso de anotaciones sobre vídeos en abierto como herramienta para analizar las concepciones de los estudiantes de pedagogía sobre un problema ambiental

  • Daniel Cebrián Robles Universidad de Málaga
  • Ángel Blanco López Universidad de Málaga
  • Juan Noguera Valdemar Universidad Central de Venezuela
Palavras-chave: Anotações, vídeo, problema sócio-científico, pedagogia, mineração ilegal

Resumo

O vídeo como recurso multimídia é bem reconhecido no mundo da educação e pode ser muito útil para trabalhar problemas sócio-científicos em aulas. Novos desenvolvimentos tecnológicos têm permitido o uso de anotações no vídeo para criar um espaço de discussão virtual. Este trabalho irá utilizar a ferramenta Open Video Annotation (https://gteavirtual.org/ova, OVA) para trabalhar um problema sócio-científico como é a mineração ilegal na Venezuela. Foram coletadas as opiniões dos alunos do curso de Pedagogia da Universidade de Málaga (Espanha) sobre esta questão. Os alunos foram convidados a identificar cinco rótulos diferentes (beleza, flora, fauna, impacto e solução) em um vídeo e dar as suas opiniões em formato de anotação. Conclui-se que a percepção dos alunos sobre o potencial impacto ambiental da mineração ilegal pode ocorrer em três momentos, que são claramente diferenciados no vídeo e exibido nos resultados do trabalho. Além disso, as possíveis aplicações usando anotações são discutidas para trabalhar não só os aspectos sócio-científicos, mas qualquer conteúdo educacional por meio de vídeo e anotações.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2016-07-05
Como Citar
Cebrián Robles, D., Blanco López, Ángel, & Noguera Valdemar, J. (2016). El uso de anotaciones sobre vídeos en abierto como herramienta para analizar las concepciones de los estudiantes de pedagogía sobre un problema ambiental. Indagatio Didactica, 8(1), 158-174. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3148
Secção
Formação de Professores – Que avanços e boas práticas partilhar?