O ensino da cônica parábola: uma abordagem via Categorias Intuitivas e Teoria das Situações Didáticas

Palavras-chave: Parábolas, Teoria das Situações Didáticas, Categorias do Raciocínio Intuitivo, Formação Inicial de professores, GeoGebra

Resumo

Este trabalho resulta de um experimento realizado no decorrer de um curso de mestrado no Brasil que discute o ensino da parábola e suas particularidades na formação inicial de licenciandos em Matemática. Com relação ao ensino das cônicas e, em particular, a parábola pelo viés da Geometria Analítica, poucas são as aplicações vistas em sala de aula, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior no contexto brasileiro, o que justifica nossa escolha por este tema. Utilizamos como aporte teórico a Teoria das Situações Didáticas e as Categorias do Raciocínio Intuitivo na estruturação de uma situação de ensino destinada ao desenvolvimento do tema. Seu objetivo é reconhecer possíveis obstáculos didáticos e lacunas do estudante em formação inicial, com base na manifestação de categorias intuitivas na resolução de uma situação didática com amparo do software GeoGebra. A metodologia adotada foi a Engenharia Didática em suas quatro fases, experimentada com oito estudantes em formação inicial de uma universidade pública no formato presencial. A análise a posteriori e validação do experimento, a partir da observação e coleta de dados, nos permitiu averiguar a necessidade de se discutir a parábola, articulando suas visões geométrica, algébrica e analítica no currículo, bem como reforçar a importância de seu ensino com uso da tecnologia.

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Biografias do Autor

Renata Teófilo de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Fortaleza. Especialista em Ensino de Matemática (UVA), Qualificação em Ensino de Matemática no Estado do Ceará (UFC), Didática e Metodologias Ativas na aprendizagem e MBA em Gestão Escolar (UniAmérica). Professora da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista de produtividade do CNPQ – PQ2. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE, Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação profissional tecnológica. Professor titular do IFCE – departamento de Matemática e Física. Coordenador acadêmico do Doutorado em rede RENOEN, polo IFCE. Líder do Grupo de Pesquisa CNPQ Ensino de Ciências e Matemática.

Ana Paula Aires, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

Doutorado em Educação Matemática, com especialização em Didática da Matemática pela Universidade de Salamanca. Membro do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores - CIDTFF- (Universidade de Aveiro). Professora Auxiliar no Departamento de Matemática da Universidade de TArás-os-Montes e Alto D’ouro (UTAD). Interesses de pesquisa incluem as linhas: Didática da Matemática; História do ensino da Matemática; História da Matemática; Práticas Profissionais Docentes; TIC no ensino da Matemática e Formação de Professores; Teoria dos números.

Paula Maria Machado Cruz Catarino, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

Doutora em Matemática. Professora Associada com Agregação no Departamento de Matemática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Investigadora do Centro de Investigação CMAT-UTAD- Pólo CMAT da Universidade do Minho e também Investigadora do Centro de Investigação CIDTFF - Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores.

Publicado
2023-07-31
Como Citar
Sousa, R., Alves, F., Aires, A., & Catarino, P. (2023). O ensino da cônica parábola: uma abordagem via Categorias Intuitivas e Teoria das Situações Didáticas. Indagatio Didactica, 15(3), 207-234. https://doi.org/10.34624/id.v15i3.31456
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática