Efecto de una práctica docente diseñada partiendo de las emociones de maestros en formación bajo el enfoque Ciencia, Tecnología y Sociedad

  • José María Marcos-Merino Universidad de Extremadura
  • Rocío Esteban Gallego Universidad de Extremadura
  • Jesús A. Gómez Ochoa de Alda Universidad de Extremadura
Palavras-chave: Licenciatura em Educação Básica, Emoções, Aprender, Biotecnologia

Resumo

As emoções são um aspecto chave no processo de ensino e aprendizagem e na manutenção da motivação para a aprendizagem ao longo da vida. Neste estudo, desenvolvemos um questionário que permite estimar as emoções positivas e negativas dos alunos através de uma análise factorial. Com base nas emoções positivas que os nossos alunos evidenciam em relação às aulas práticas, realizámos uma intervenção baseada no método da descoberta, orientada para a área da Ciência, Tecnologia e Sociedade. A intervenção, em que se realizou uma extracção de ADN com material quotidiano e se discutiu a importância tecnológica e social da biotecnologia, melhorou significativamente a aprendizagem dos alunos, ao mesmo tempo que provocou um aumento significativo das suas emoções positivas e uma diminuição das negativas, também significativa (teste de Wilcoxon, p <0,05). Os resultados mostram que existe uma associação significativa (correlação de Spearman de 0,346, p-valor <0,01) entre a aprendizagem e as emoções positivas, que não se tinha observado antes desta intervenção. Em conjunto, as nossas observações salientam a importância das emoções na aprendizagem das ciências.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2016-07-05
Como Citar
Marcos-Merino, J. M., Esteban Gallego, R., & Ochoa de Alda, J. A. G. (2016). Efecto de una práctica docente diseñada partiendo de las emociones de maestros en formación bajo el enfoque Ciencia, Tecnología y Sociedad. Indagatio Didactica, 8(1), 143-157. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3142
Secção
Formação de Professores – Que avanços e boas práticas partilhar?