Um estudo de caso sobre as melhorias de acessibilidade no código fonte do material didático dos cursos técnicos a distância do IMD/UFRN

Palavras-chave: Acessibilidade digital, Programação web, Barreiras atitudinais, Desenvolvimento de material didático digital, Educação a distância

Resumo

A sociedade tem demandado inclusão e acessibilidade para que as pessoas com deficiência e
outras necessidades específicas possam atuar de forma efetiva e autônoma. Para isso ocorrer
na educação a distância, os materiais didáticos digitais utilizados devem ser acessíveis.
Entretanto, ainda há programadores mantendo suas barreiras atitudinais sob o argumento de que os cuidados com a acessibilidade afetam de forma significativa o seu trabalho e aumentam demasiadamente os custos de programação. Nesse contexto, este trabalho relata um estudo de caso que analisou as mudanças para melhoria de acessibilidade no código-fonte do material didático dos cursos técnicos em informática a distância, ofertados pelo Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil. Os códigos-fonte original e modificado foram comparados para identificar as quantidades de arquivos, linhas e tipos de modificações por partes específicas do código-fonte afetadas por melhorias de acessibilidade neste material didático. Observou-se que 66% de todos os arquivos do material didático foram modificados, cobrindo 2% de todas as suas linhas de código-fonte. A proporção de mudanças necessárias foi muito pequena comparada com o benefício que trazem às pessoas com deficiência. Os resultados deste estudo de caso são bons indícios de que a programação web de materiais didáticos digitais acessíveis seja mais uma questão de cuidado (atenção, preocupação) do que de esforço (trabalho, recursos). É preciso refletir sobre experiências como esta para repensar concepções prévias sobre a atuação profissional dos programadores na promoção da acessibilidade e inclusão na educação a distância.

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Biografia do Autor

Bruno Santana da Silva, Federal University of Rio Grande do Norte

Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor do Instituto Metrópole Digital e do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Investiga interação humano-computador, design, acessibilidade e informática na educação.

Publicado
2023-07-31
Como Citar
Silva, B. (2023). Um estudo de caso sobre as melhorias de acessibilidade no código fonte do material didático dos cursos técnicos a distância do IMD/UFRN. Indagatio Didactica, 15(3), 71-88. https://doi.org/10.34624/id.v15i3.31403
Secção
Tecnologias (Digitais) em Educação