Integração da aprendizagem socioemocional na formação de professores: caminho para a redução do burnout e promoção do bem-estar psicológico docente – uma revisão sistemática
Resumo
Face à panorâmica atual de falta de professores e dificuldades sentidas no seu recrutamento em Portugal e no mundo, é importante compreendermos como é que a integração da aprendizagem socioemocional na formação docente poderá concorrer para o seu bem-estar psicológico, impactando positivamente os números de burnout. Este artigo visa realizar uma revisão sistemática sobre o estado da arte ao nível da integração da aprendizagem socioemocional na formação de professores e seu impacto no seu bem-estar psicológico e na redução do burnout docente, de acordo com as etapas definidas pela declaração Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analysis (PRISMA). Assim, a pesquisa dos artigos teve como critérios de inclusão os artigos de revisão ou pesquisa dos últimos 5 anos direcionados à investigação da competência social e emocional dos professores para a promoção do seu bem-estar nas bases de dados ERIC e SCOPUS. Dos 30 artigos encontrados, excluíram-se aqueles que não se encontravam acessíveis ou não se relacionavam com professores ou sua competência socioemocional; os artigos que diziam respeito ao impacto desta competência nos alunos, que os incluíam como participantes ou que focassem especificamente o contexto de pandemia por COVID-19, sendo que apenas 12 artigos se subordinavam ao desenvolvimento social e emocional do professor com vista à promoção do seu bem-estar psicológico. Os resultados apontam para uma interdependência entre a competência socioemocional e o bem-estar psicológico docente com efeitos positivos na motivação, resiliência e autorregulação dos mesmos.
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