A avaliação formativa: perceções de professores de línguas

  • Alzira Carla Fonseca Escola Secundária de Paredes, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Carlos Alberto Ferreira Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro https://orcid.org/0000-0003-1752-1796
Palavras-chave: avaliação formativa, percepções, professores de línguas

Resumo

A avaliação formativa é entendida como uma avaliação para as aprendizagens dos alunos, pelo que o objetivo principal do estudo realizado foi compreender as percepções de professores de línguas (materna e estrangeiras) sobre o conceito e as práticas de avaliação formativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a 14 professores de uma escola básica do norte de Portugal. Através do estudo, verificámos que os professores entendiam a avaliação formativa como prática de recolha e de análise contínuas de informações sobre os processos de aprendizagem dos alunos, a partir de critérios definidos. Mencionaram, ainda, que constitui uma prática integrada no processo de ensino e de aprendizagem, visando o feedback aos alunos e a regulação daquele processo.

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Publicado
2023-07-31
Como Citar
Fonseca, A., & Ferreira, C. (2023). A avaliação formativa: perceções de professores de línguas. Indagatio Didactica, 15(3), 161-180. https://doi.org/10.34624/id.v15i3.31209
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática