A abordagem CTS nos cursos de formação inicial de professores de Ciências no Brasil: um estudo de revisão em quatro bancos de dados digitais
Resumo
Apesar da produção de pesquisas relacionadas à Educação CTS como proposta de configuração curricular estar ganhando cada vez mais espaço no cenário brasileiro, e de revelarem a sua importância na inserção da formação docente, sua inserção ainda não foi devidamente efetivada no âmbito educacional. Grande parte da dificuldade de sua implementação no ensino de Ciências está relacionada a sua ausência nos cursos de formação inicial e continuada de professores. O presente estudo tem como objetivo mapear e analisar artigos presentes no Portal de Periódicos da Capes, Scielo, Redalyc e Redib durante o período entre 2011 e 2021, relacionados à Educação CTS na formação inicial de professores de Ciências da Natureza. A análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), os dados foram organizados em três categorias de análise, que abordam as potencialidades da tríade CTS na formação docente; a inserção da perspectiva CTS nos cursos de Licenciatura e a reformulação pedagógica e metodológica nos currículos. Os resultados mostraram que, na maioria das disciplinas, a Educação CTS é abordada como conteúdo curricular e não como uma perspectiva para o ensino. Apesar de as pesquisas indicarem as contribuições dessa perspectiva no processo formativo dos professores de Ciências, elas destacam a carência dessa abordagem nos cursos de formação inicial, que quando trabalhada, é de maneira descontextualizada. Também foi possível constatar a necessidade de uma reflexão crítica acerca da reformulação pedagógica e metodológica nos currículos dos cursos de licenciatura, permitindo que se transpassem as percepções conservadoras de ensinar e aprender Ciências.
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