Educação Matemática e metodologias ativas de aprendizagem: panorama de artigos brasileiros

  • Flávio de Souza Pires Rede municipal de ensino de Guarapari (SEMED), Espírito Santo Rede municipal de ensino de Vila Velha https://orcid.org/0000-0003-4261-7917
  • Sandra Alves de Oliveira Universidade do Estado da Bahia, Campus XII, Guanambi, Bahia, Brasil. Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira, Candiba, Bahia, Brasil.
Palavras-chave: Metodologias ativas de aprendizagem, Educação Matemática, Didática e prática de ensino, Revisão sistemática de literatura

Resumo

Este estudo trata-se de um tema emergente para a Educação no século XXI, a aprendizagem ativa centrada no protagonismo de estudantes no contexto das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, mais especificamente no ensino de Matemática. Nesta pesquisa, busca-se identificar e analisar os artigos científicos das áreas de Educação e Educação Matemática, em periódicos nacionais, que versam sobre o tema “Metodologias ativas no ensino de Matemática” e apresentam as principais metodologias utilizadas pelos(as) professores(as) em suas aulas. Esta pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica utilizou-se a abordagem analítico-descritiva para a análise e compreensão dos dados produzidos. Após uma busca sistemática no Portal de Periódicos da CAPES, usando seu livre acesso e domínio público, aplicou-se os descritores: “metodologias ativas” AND “matemática”, bem como os critérios de exclusão e inclusão como protocolos para construir o corpus de análise da pesquisa, ou seja, os dados que resultaram em cinco artigos alinhados aos objetivos da investigação. Os resultados do estudo evidenciam uma produção científica ainda muito tímida nessa área, mas com implementações variadas de metodologias ativas em diferentes níveis de ensino, independente do conteúdo matemático a ser aprendido. Os pesquisadores enfatizam aspectos positivos das metodologias ativas no que diz respeito à construção de habilidades pessoais e cognitivas dos(as) estudantes, ao interagirem para resolver problemas. Mas também são enfáticos em dizer que as metodologias ativas não são a panaceia da educação, visto que ainda precisam enfrentar muitos desafios.

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Biografias do Autor

Flávio de Souza Pires, Rede municipal de ensino de Guarapari (SEMED), Espírito Santo Rede municipal de ensino de Vila Velha

Licenciado em Matemática (2009) pela UNESP de Presidente Prudente, em Pedagogia (2022) pela UNINTER, Mestre (2012) e Doutor (2017) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFSCar de São Carlos. Realizou estágio de doutorado no exterior na RUTGERS University at Newark - Estados Unidos (2016) sob a supervisão do Professor PhD. Arthur Belford Powell Jr. Atualmente é Professor efetivo de Matemática nas redes municipais de ensino das cidades de Guarapari/ES e Vila Velha/ES. Principais interesses de estudo e pesquisa: Educação Matemática. Processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Formação Inicial e Contínua de Professores que Ensinam Matemática. Content and Language Integrated Learning - CLIL em aulas de Matemática.

Sandra Alves de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia, Campus XII, Guanambi, Bahia, Brasil. Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira, Candiba, Bahia, Brasil.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil. Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP. Docente na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII, Guanambi, Bahia. Docente no Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira, Candiba, Bahia. Integra os Grupos de Pesquisas: NEPE/Campus XII/UNEB, GEM/UFSCar, GREPEM/UFJF. Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-7804-7197. E-mail: saoliveira@uneb.br

Publicado
2023-07-31
Como Citar
Pires, F. de S., & de Oliveira, S. (2023). Educação Matemática e metodologias ativas de aprendizagem: panorama de artigos brasileiros. Indagatio Didactica, 15(3), 181-206. https://doi.org/10.34624/id.v15i3.31137
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática