La formación del profesorado sobre temas CTS: un modelo para mejorar sus concepciones
Resumo
As questões CTS são consideradas parte da cultura científica para todos e, portanto, faz-se necesaria uma formação de professores de ciências sobre esses temas. Este estudo propõe-se analisar a eficácia do desenvolvimento de um modelo de formação inicial para professores do ensino secundário, modelo esse que segue as linhas de mudança conceitual indicadas pela investigação (formação explícita e reflexiva). Os professores realizam atividades explícitas e reflexivas de aprendizagem, com base no conhecimento pedagógico do conteúdo sobre um tópico específico de CTS (investigação científica), e desenvolvem algumas reflexões auto-avaliativas. A eficácia da formação é avaliada através de uma metodologia quasi-experimental, longitudinal, pré-pós-teste, tendo como recurso uma ferramenta de avaliação padronizada, baseada em dez questões de múltipla escolha a respeito de cenários e acompanhada de reflexões qualitativas por parte dos professores (cujos resultados não são apresentados aqui). Os resultados da avaliação baseada nas respostas iniciais e finais sobre os dez cenários apresentados permitem a apuração dos perfis individuais de conceções prévias sobre CTS e dos perfis de mudança conceitual dos professores. Comparações entre professores e entre as questões permitem identificar áreas específicas onde os docentes mudam as suas ideias iniciais, além de possibilitarem uma avaliação do sentido e intensidade dessas mudanças. Os resultados revelam a complexidade e as dificuldades de mudança conceitual na aprendizagem de temas CTS. Finalmente, são discutidas a viabilidade, a generalização e melhorias propostas para o modelo de formação inicial de professores de ciências.
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