Professores como ativistas: impacte da participação no projeto IRRESISTIBLE no desenvolvimento profissional e pessoal dos professores da CoP portuguesa

  • Ana Rita Lima Marques Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Patrícia Azinhaga Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Pedro Reis Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Palavras-chave: Projeto IRRESISTIBLE, Ativismo, Desenvolvimento Profissional e Pessoal do Professor, Comunidade de Prática

Resumo

O projeto IRRESISTIBLE surge com a finalidade de envolver professores, alunos e público no processo de Investigação e Inovação Responsáveis. Através do projeto pretende-se que os alunos investiguem sobre um tema científico atual e produzam uma exposição final capaz de alertar e educar a comunidade. O processo de planeamento, construção e dinamização da exposição é assumido como uma estratégia de ativismo em contexto escolar. O apoio de professores a iniciativas desta natureza tem-se revelado difícil, existindo diversos fatores que se constituem como obstáculos a práticas escolares direcionadas para o desenvolvimento da cidadania ativa dos alunos. Tendo como finalidade conhecer o impacte da participação no IRRESISTIBLE no desenvolvimento profissional e pessoal dos professores que integram a comunidade de prática portuguesa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas cujas transcrições foram submetidas a análise de conteúdo.

Publicado
2016-07-05
Como Citar
Marques, A. R. L., Azinhaga, P., & Reis, P. (2016). Professores como ativistas: impacte da participação no projeto IRRESISTIBLE no desenvolvimento profissional e pessoal dos professores da CoP portuguesa. Indagatio Didactica, 8(1), 85-95. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3100
Secção
Formação de Professores – Que avanços e boas práticas partilhar?