A performance de professores em formação no desenvolvimento de aulas de química a partir de temas

  • Daniela Martins Buccini Pena Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Luiza de Quadros Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Formação de Professores, Educação CTS, discurso, conflitos

Resumo

Inovar no ensino, superando o modelo tradicional de transmissão e recepção de informações, tem sido o desafio de professores em geral e foco de interesse de pesquisas do campo da educação. Nosso trabalho analisa a performance de um grupo de professores em formação inseridos em um projeto de aulas temáticas, que fizeram uso de um material didático temático para desenvolver aulas de Química. Para tal, foram gravados em vídeo os encontros presenciais que discutiam o material didático e, também, as aulas desenvolvidas. Percebemos, nos encontros da equipe, alguns conflitos vivenciados pelos professores em formação, decorrentes do envolvimento com o tema. Pela análise das aulas observamos que esses conflitos foram contornados, em função dos entendimentos construídos ao longo da participação no projeto.

Publicado
2016-07-05
Como Citar
Pena, D. M. B., & Quadros, A. L. de. (2016). A performance de professores em formação no desenvolvimento de aulas de química a partir de temas. Indagatio Didactica, 8(1), 74-84. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3097
Secção
Formação de Professores – Que avanços e boas práticas partilhar?