Promover a qualidade das relações em Intervenção Precoce com o método Video Hometraining/ Video Interaction Guidance (VHT/VIG)

  • Maria de Fátima Feliciano RECI (Research in Education and Community Intervention), ISEIT
  • Paula Coelho Santos Universidade de Aveiro
  • Carlos Fernandes da Silva Universidade de Aveiro
  • Sandra Agra ANIP (Associação Nacional de Intervenção Precoce)
  • Leonor Carvalho ANIP (Associação Nacional de Intervenção Precoce)
Palavras-chave: Intervenção Precoce, Relações, Video Feedback, VHT/VIG

Resumo

Este estudo teve como finalidade avaliar os efeitos da utilização do método Video Hometraining/Video Interaction Guidance (VHT/VIG) ao nível da qualidade das relações entre as crianças portuguesas em apoio no âmbito do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) e as suas famílias, e entre estas e os profissionais de Intervenção Precoce (IP), num distrito da região centro de Portugal. O desenho da investigação baseou-se num pressuposto de intervenção em cascata, assumindo que uma intervenção direta visando a capacitação dos profissionais do SNIPI, teria efeitos ao nível da capacitação e empowerment das famílias por eles apoiadas, e do desenvolvimento das respetivas crianças em risco de atraso de desenvolvimento (estabelecido ou devido a fatores biológicos ou ambientais). Foram usados instrumentos estandardizados para avaliar o desempenho profissional (experiencial) e a vulnerabilidade ao stresse dos profissionais do SNIPI; a sintomatologia depressiva, os recursos familiares e as necessidades das famílias; e o crescimento e desenvolvimento das crianças. Dois outros distritos portugueses constituíram-se como grupos de controlo. Os dados foram recolhidos em três tempos (T0, T1 e T2), ao longo de dois anos, junto de uma amostra de conveniência (com base nas famílias/crianças e respetivos profissionais de apoio, em cada um dos distritos), envolvendo: no grupo de intervenção, um n inicial de 113 famílias e 43 profissionais, e final de 23 e 18, respetivamente; no grupo de controlo 1, um n inicial de 49 famílias e 38 profissionais, e final de 16 e 11, respetivamente; e no grupo de controlo 2, um n inicial de 166 famílias e 54 profissionais, e final de 34 e 17, respetivamente. Os resultados mostram diferenças estatisticamente significativas apenas em algumas das dimensões estudadas, sendo que a grande maioria das dimensões, sugere a necessidade de analisar uma variedade de circunstâncias presentes nas comunidades, nos serviços e nas vidas das famílias e crianças. O método VHT/VIG revelou-se um importante meio no processo de capacitação dos profissionais de IP a intervir nos contextos naturais de vida das crianças e famílias, em equipa transdisciplinar e desenvolvendo uma abordagem centrada na família, focada nas relações, baseada nas forças, ecológica e reflexiva.

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Publicado
2016-01-31
Como Citar
Feliciano, M. de F., Santos, P. C., Silva, C. F. da, Agra, S., & Carvalho, L. (2016). Promover a qualidade das relações em Intervenção Precoce com o método Video Hometraining/ Video Interaction Guidance (VHT/VIG). Indagatio Didactica, 7(4), 160-181. https://doi.org/10.34624/id.v7i4.2920
Secção
Supervisão