O modelo gerador de questões na identificação de dificuldades de alunos da 12ª classe de Moçambique na explicação do efeito fotoelétrico

  • Rogério Eleazar Carlos Cossa Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (Direção Nacional do Ensino Secundário)
  • Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa Departamento de Educação; Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores; Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Avaliação das Aprendizagens, Dificuldades de alunos, Fenómeno Fotoelétrico, Modelo Gerador de Questões, Proposta Didática

Resumo

O presente artigo apresenta parte dos resultados de um projeto de doutoramento que consiste em desenvolver, no formato digital, questões de avaliação de aprendizagens baseadas no Modelo Gerador de Questões (MGQ), para professores e alunos, destinadas ao ensino, aprendizagem e avaliação de conteúdos de Física Moderna e radiações, no contexto do programa de Física da 12ª classe do currículo moçambicano. Os resultados reportados neste artigo são referentes apenas ao conteúdo do fenómeno fotoelétrico. Com o objetivo de identificar as principais dificuldades dos alunos, foram aplicadas, em 2013, questões de avaliação a 50 alunos de três turmas de duas escolas secundárias em Moçambique. As questões foram disponibilizadas na Plataforma do Projeto Matemática Ensino (PmatE) e resolvidas na mesma em 22 grupos de dois a três alunos. Os resultados mostraram que o MGQ é uma ferramenta importante que contribui para a identificação das dificuldades dos alunos. Através do MGQ constatou-se que os alunos enfrentam dificuldades em interpretarem processos que ocorrem no interior dos átomos. A sugestão apontada para a abordagem didática do conteúdo em causa, com base nas dificuldades identificadas e na literatura, é o recurso a uma experiência que pode ser realizada com um eletroscópio munido de folhas de ouro no seu interior e uma placa de zinco.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2016-01-31
Como Citar
Cossa, R. E. C., & Costa, N. M. V. N. da. (2016). O modelo gerador de questões na identificação de dificuldades de alunos da 12ª classe de Moçambique na explicação do efeito fotoelétrico. Indagatio Didactica, 7(4), 144-159. https://doi.org/10.34624/id.v7i4.2911
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática