Programa de avaliação de descodificação fonética em Português Língua Segunda

  • Sandra Figueiredo Universidade Autónoma de Lisboa, Departamento de Psicologia - CIP
  • Carlos Fernandes da Silva Universidade de Aveiro - Departamento de Educação; CINTESIS
  • Margarida Alves Martins ISPA – Instituto Universitário
Palavras-chave: intervenção educativa, instrumento de avaliação, perceção fonética, Língua Segunda

Resumo

O “comportamento verbal” concretiza-se porque, por um lado, existe um sistema de princípios e condições que por si só são considerados os elementos inerentes a todas as línguas naturais, determinados pela necessidade biológica, mas, por outro lado, esses elementos integram uma relação dinâmica de eventos que constituem o contexto do sujeito. Os eventos não se restringem às estruturas cerebrais (a perspetiva mentalista), mas também a aspetos externos e que se apresentam como conjunto de estímulos a ser discriminado- meio ambiente (a perspetiva funcional). Após uma breve revisão teórica de conceitos e de processos de descodificação fonética, serão apresentados resultados de alunos portugueses imigrantes com idades compreendidas entre os 8 e os 30 anos de idade, decorrentes da aplicação da bateria de testes de descodificação fonética (provas de identificação de pares mínimos, segmentação, reconstrução fonémica, identificação sintática, audição dicótica). A discussão foca especificamente o desempenho de sujeitos aprendentes de Português Língua Segunda relativamente aos testes de segmentação de palavras (soletração) e de identificação de pares mínimos. Este modelo de engenharia didática, na área específica da didática das línguas segundas, assume-se com uma medida importante para monitorizar a evolução e o estado da proficiência e competência geral linguística dos alunos ao longo do ano letivo, a ser conduzido pelos professores.

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Publicado
2016-01-31
Como Citar
Figueiredo, S., Silva, C. F. da, & Martins, M. A. (2016). Programa de avaliação de descodificação fonética em Português Língua Segunda. Indagatio Didactica, 7(4), 107-126. https://doi.org/10.34624/id.v7i4.2905
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática