Manuais para o Ensino de Segundas Línguas em Contexto Universitário Europeu: Que Abordagem Metodológica?

  • Catarina Castro Fundação para a Ciência e Tecnologia; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa
Palavras-chave: manuais, contexto universitário europeu, abordagem comunicativa, aprendizagem de segundas línguas

Resumo

Partindo de uma revisão da literatura sobre o processo de elaboração de materiais dirigidos ao ensinode segundas línguas (L2) e, em particular, do questionamento da metodologia de apresentação, prática e produção (APP) que tende a ser adotada na maioria dos materiais elaborados para o ensino do inglês como L2, o artigo apresenta algumas conclusões que decorrem de uma análise a alguns manuais atuais dirigidos ao ensino de outras línguas, que teve como finalidade conhecer as suas opções metodológicas. Para tal, analisámos oito manuais adotados em contexto universitário europeu para o ensino de quatro línguas românicas (português, espanhol, francês e italiano), usando a grelha proposta por Littlejohn (1998, 2011), que permitiu aferir o modo como os procedimentos de elaboração se traduzem na metodologia adotada, no papel que atribuem ao estudante, ao professor e ao próprio manual, no processo de aprendizagem. A análise revela, em síntese, que, embora os manuais anunciem princípios metodológicos relevantes, globalmente, as propostas de trabalho não refletem as orientações de que supostamente partem. A este nível, destaca-se também o facto de a organização das unidades decorrer, normalmente, em momentos de apresentação, prática e produção, refletindo igualmente a influência da Abordagem Comunicativa na sua versão mais moderada, cujos princípios têm sido questionados por algumas investigações atuais desenvolvidas na área da Aquisição de Segundas Línguas (ASL). Os dados aferidos levam a concluir que continua a predominar um afastamento generalizado entre a área de desenvolvimento de materiais e a área da ASL, cuja aproximação contribuiria para uma maior sustentação dos dois domínios.

Publicado
2016-01-31
Como Citar
Castro, C. (2016). Manuais para o Ensino de Segundas Línguas em Contexto Universitário Europeu: Que Abordagem Metodológica?. Indagatio Didactica, 7(4), 87-106. https://doi.org/10.34624/id.v7i4.2902
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática