Ortografia e produção textual: estudo de caso no sistema de ensino português

  • Inês Moura Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores; Departamento de Educação - Universidade de Aveiro
  • Luísa Álvares Pereira Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores; Departamento de Educação - Universidade de Aveiro
  • Rosa Lídia Coimbra Departamento de Línguas e Cultura - Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Texto, Ortografia, Didática do texto, Didática da ortografia

Resumo

Este estudo aborda a temática da produção de textos do ponto de vista ortográfico e textual, com o objetivo principal de analisar a qualidade de textos e erros ortográficos de produções escritas de alunos do 4.º e 6.º ano de escolaridade. Para tal, pedimos a todas as crianças destes anos de escolaridade de um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro (Portugal) para redigirem um texto descritivo sobre a sua escola com a finalidade de publicar as melhores produções na página de internet do Agrupamento. Foi feito o levantamento dos erros ortográficos dos alunos e a sua organização em tipologias de erro (Araújo, Mieiro, & Martins, 2007), bem como a análise dos textos quanto à sua organização textual e características do texto descritivo (Adam, 2001). Pretendemos, assim, analisar o perfil textual de 150 crianças e adolescentes, a fim de aferir se a progressão do percurso escolar dos alunos do 4.º para o 6.º ano se faz de forma crescente, isto é, se é qualitativamente superior, à medida que os anos de escolaridade avançam. Tendo em conta os parâmetros avaliados, os resultados obtidos no Agrupamento de Escolas estudado não revelaram existir um progresso real do 1.º para o 2.º ciclo, não sendo possível afirmar uma melhoria das competências (textuais e ortográficas) no 6.º ano de escolaridade. Com estas evidências, procuramos refletir acerca de algumas questões relevantes da didática da produção de textos e da ortografia, nomeadamente em relação ao sentido da progressão real entre ciclos.

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Publicado
2016-01-31
Como Citar
Moura, I., Pereira, L. Álvares, & Coimbra, R. L. (2016). Ortografia e produção textual: estudo de caso no sistema de ensino português. Indagatio Didactica, 7(4), 62-86. https://doi.org/10.34624/id.v7i4.2893
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática