Índios e Universidade: os caminhos da educação superior indígena na Amazônia Brasileira – Roraima

  • Roberto Ramos Santos Universidade Federal de Roraima
Palavras-chave: Ensino Superior, Educação Indígena, Universidade e Inclusão

Resumo

A universidade, como instância de natureza pública, tem função de compreender tradições e enriquecer a cultura dos povos. É seu papel formar pessoas sem nenhuma discriminação social, que façam a diferença em favor da elevação dos direitos de cidadania e da qualidade de vida da população onde ela estiver. Este artigo procura mostrar os avanços da educação superior indígena no estado de Roraima, que, pelo Censo 2010, é proporcionalmente o mais indígena do Brasil. O propósito é apresentar o processo de democratização do ensino superior na Amazônia brasileira, com a adoção de políticas afirmativas da Universidade Federal de Roraima (UFRR), que tem permitido indígenas de diversas etnias ingressarem na universidade. A política educacional da UFRR, nos últimos tempos, constitui-se em uma ferramenta poderosa para a promoção da cidadania e para o etnodesenvolvimento dos povos indígenas amazônicos.

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Publicado
2016-01-31
Como Citar
Santos, R. R. (2016). Índios e Universidade: os caminhos da educação superior indígena na Amazônia Brasileira – Roraima. Indagatio Didactica, 7(4), 38-61. https://doi.org/10.34624/id.v7i4.2890
Secção
Acontece