Política de Iniciação Científica e Formação Universitária: a Perspectiva dos Gestores

  • Marilene Batista da Cruz Nascimento Universidade Tiradentes
  • Marília Costa Morosini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Josevânia Teixeira Guedes Faculdade Pio Décimo
Palavras-chave: Iniciação Científica, Formação Universitária, Perspectiva dos Gestores

Resumo

Esta investigação tem como objetivo identificar as inter-relações entre a IC e a formação universitária de egressos participantes dos Programas de Iniciação Científica (PIC), no período de 1995 a 2008, na perspectiva dos gestores. O lócus foi uma universidade privada em Sergipe/Brasil, no âmbito da graduação e pós-graduação. Trata-se de um estudo qualitativo a partir da análise de conteúdo das entrevistas realizadas a cinco gestores da universidade em questão. Os sujeitos desta investigação pontuaram que as Instituições de Ensino Superior privadas ainda têm muitas dificuldades a serem superadas para produzir conhecimento no mesmo nível das instituições públicas do país. Essa situação permite sinalizar que por mais avanços que se façam no campo da iniciação científica na instituição em estudo, ainda se tem muito a fazer para transformar essa política pública de ciência acessível aos alunos que de fato se interessarem em vivenciar essa experiência tão significativa de pesquisa.

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Publicado
2015-12-17
Como Citar
Nascimento, M. B. da C., Morosini, M. C., & Guedes, J. T. (2015). Política de Iniciação Científica e Formação Universitária: a Perspectiva dos Gestores. Indagatio Didactica, 7(3), 120-133. https://doi.org/10.34624/id.v7i3.2875
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática