Cecília em: Inclusões em Quadrinhos

  • Juliana Eugênia Caixeta Universidade de Brasília - Faculdade UnB Planaltina
  • Thiago Rodrigues Silva Secretaria de Educação do Distrito Federal - Universidade de Brasília
  • Haianne Santos Souza Secretaria de Educação do Goiás - Universidade de Brasília
  • Ariane da Silva Amador Centro Universitário de Brasília - Universidade de Brasília
  • Bruno Nascimento Moraes Universidade de Brasília
  • Lucas Benevides Lima Ribeiro Universidade de Brasília
  • Pâmella Nunes de Otanásio Museu dos Correios - Universidade de Brasília
Palavras-chave: História em quadrinhos, altas habilidades em artes, pesquisa-ação

Resumo

Histórias em quadrinhos são narrativas que utilizam imagens para contar uma história em um tempo e espaço específicos. Na educação, elas permitem a mediação de conceitos educacionais pelo seu conteúdo, pela sua estrutura e pelas possibilidades de ação desenvolvidas pelos professores. Neste trabalho, focamos o Projeto Inclusão em Quadrinhos cujo objetivo foi promover o enriquecimento da alta habilidade artística de uma estudante da rede pública de Brasília, Brasil.

O(A) alto habilidoso(a) em artes visuais apresenta notável desempenho ou elevada potencialidade para pintura, desenho e/ou escultura. Este artigo apresenta a análise do processo de mediação que permitiu a construção da história em quadrinhos intitulada Cecília em: Inclusão em Quadrinhos e do próprio enredo da história. Para tanto, utilizamos a metodologia da pesquisa qualitativa, com delineamento da pesquisa-ação. A análise dos desenhos foi feita a partir da análise semiótica da imagem parada e a análise da linguagem foi feita pela análise dialógica temática. O projeto foi desenvolvido em três fases: sensibilização da estudante acerca do conceito de inclusão; cursos e a produção da história em si. Todas as fases foram planejadas, executadas e avaliadas na medida em que aconteciam pela equipe multiprofissional, que foi sendo construída ao longo do projeto. Percebemos que a história em quadrinhos construída por Júlia e a equipe de universitários demonstra conhecimento acerca dos contextos complexos que envolvem a inclusão e que o projeto como processo de enriquecimento da aprendizagem de uma estudante com altas habilidades em artes pode beneficiar estudantes de qualquer nível educacional.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2015-12-17
Como Citar
Caixeta, J. E., Silva, T. R., Souza, H. S., Amador, A. da S., Moraes, B. N., Ribeiro, L. B. L., & Otanásio, P. N. de. (2015). Cecília em: Inclusões em Quadrinhos. Indagatio Didactica, 7(3), 96-119. https://doi.org/10.34624/id.v7i3.2872
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática