Cecília em: Inclusões em Quadrinhos
Resumo
Histórias em quadrinhos são narrativas que utilizam imagens para contar uma história em um tempo e espaço específicos. Na educação, elas permitem a mediação de conceitos educacionais pelo seu conteúdo, pela sua estrutura e pelas possibilidades de ação desenvolvidas pelos professores. Neste trabalho, focamos o Projeto Inclusão em Quadrinhos cujo objetivo foi promover o enriquecimento da alta habilidade artística de uma estudante da rede pública de Brasília, Brasil.
O(A) alto habilidoso(a) em artes visuais apresenta notável desempenho ou elevada potencialidade para pintura, desenho e/ou escultura. Este artigo apresenta a análise do processo de mediação que permitiu a construção da história em quadrinhos intitulada Cecília em: Inclusão em Quadrinhos e do próprio enredo da história. Para tanto, utilizamos a metodologia da pesquisa qualitativa, com delineamento da pesquisa-ação. A análise dos desenhos foi feita a partir da análise semiótica da imagem parada e a análise da linguagem foi feita pela análise dialógica temática. O projeto foi desenvolvido em três fases: sensibilização da estudante acerca do conceito de inclusão; cursos e a produção da história em si. Todas as fases foram planejadas, executadas e avaliadas na medida em que aconteciam pela equipe multiprofissional, que foi sendo construída ao longo do projeto. Percebemos que a história em quadrinhos construída por Júlia e a equipe de universitários demonstra conhecimento acerca dos contextos complexos que envolvem a inclusão e que o projeto como processo de enriquecimento da aprendizagem de uma estudante com altas habilidades em artes pode beneficiar estudantes de qualquer nível educacional.
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