Interdisciplinaridade e a Construção do Projeto Pedagógico do Curso na Odontologia

  • Lila Louise Moreira Martins Franco Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA
  • Cristiane Martins Rodrigues Bernardes Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA
  • Luciana Carvalho Boggian Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA
  • Brunno Santos de Freitas Silva Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA
  • Ruberval Ferreira de Morais Júnior Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA
  • Pedro Paulo Ferreira Spíndola Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA
Palavras-chave: Projeto Pedagógico do Curso, Processo de Construção, Interdisciplinaridade

Resumo

A interdisciplinaridade está presente na construção do Projeto Pedagógico do Curso de Odontologia (PPC), enquanto documento construído coletivamente para formação do cirurgião-dentista. Este estudo buscou caracterizar os atores e elementos norteadores na construção do projeto pedagógico do curso na Odontologia a partir da reflexão sobre a interdisciplinaridade. A metodologia utilizada o foi estudo de caso, método qualitativo para análise documental. Os dados foram tratados com o software webQDA 2.0.0, por análise temática. Encontrou-se como núcleos de sentido: diversificação de atores participantes e elementos pautados na flexibilidade, interdisciplinaridade, articulação teórico-prática, metodologia centrada no aluno, e avaliação. No entanto, a interdisciplinaridade abarca per se os demais elementos norteadores. Considera-se apesar do estudo de caso ser particularizado quanto a construção do PPC deste curso de Odontologia traça caminhos para sua avaliação e reavaliação, prioritariamente quanto a interdisciplinaridade, uma vez que implica tanto o envolvimento de todos os atores, quanto a articulação de todos os elementos no cumprimento da interdisciplinaridade.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2015-12-17
Como Citar
Franco, L. L. M. M., Bernardes, C. M. R., Boggian, L. C., Silva, B. S. de F., Júnior, R. F. de M., & Spíndola, P. P. F. (2015). Interdisciplinaridade e a Construção do Projeto Pedagógico do Curso na Odontologia. Indagatio Didactica, 7(3), 79-95. https://doi.org/10.34624/id.v7i3.2869
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática