Trajetória da formação docente: expectativas dos bolsistas PIBID da Universidade Federal de Sergipe

  • Edineia Tavares Lopes Universidade Federal de Sergipe, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Assicleide da Silva Brito Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
  • Yasmin Lima de Jesus Universidade Federal de Sergipe, Iniciação Científica
  • Maria Camila de Lima Brito Universidade Federal de Sergipe, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Aline Nunes Santos Universidade Federal de Sergipe, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Palavras-chave: PIBID, Formação Inicial, Expectativas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre as expectativas dos/as bolsistas ingressos/as no PIBID – edital 2013/2014 – da Universidade Federal de Sergipe em Itabaiana (UFS-ITA) em relação à participação no Programa. Esta pesquisa qualitativa foi realizada com 311 bolsistas por meio da aplicação de um questionário eletrônico do sistema Google Drive. Os dados foram analisados por meio do software webQDA, a partir do conjunto de técnicas que compõem a análise de conteúdo. De acordo com os resultados, observou-se que as expectativas desses/as bolsistas estão relacionadas, com maior frequência, às categorias: experiência docente, conhecimento, iniciação à docência, prática pedagógica, carreira acadêmica e formação dos alunos.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2015-12-17
Como Citar
Lopes, E. T., Brito, A. da S., Jesus, Y. L. de, Brito, M. C. de L., & Santos, A. N. (2015). Trajetória da formação docente: expectativas dos bolsistas PIBID da Universidade Federal de Sergipe. Indagatio Didactica, 7(3), 62-78. https://doi.org/10.34624/id.v7i3.2839
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática