Residência Multiprofissional em Saúde: formação com metodologias ativas de ensino-aprendizagem
Resumo
Este trabalho analisa o resultado de uma experiência em Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS), ancoradas nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, a partir da ótica dos residentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e transversal com entrevista semiestruturada audiogravada, contemplando 18 residentes entre 2012 e 2013. À luz da Análise de Conteúdo, modalidade temática, elucidaram-se dois temas: implementação do processo ensino-aprendizagem com metodologias ativas nas RMS e sugestões para implementação das metodologias ativas nas RMS. Destaca-se que a proposta pedagógica inovadora dos programas de RMS da Famema é o ponto de partida para a formação de novos profissionais de saúde e abre possibilidades de mudanças nessa prática profissional. Ainda que se observem avanços, há necessidade de rever a prática na implementação das metodologias ativas de ensino-aprendizagem nas RMS, necessitando ser melhor trabalhada a organização curricular por competência, a participação coletiva, dialogada, co responsabilidades, novas perspectivas de parcerias, capacitação dos profissionais do serviço e resgatar uma articulação estreita entre ensino e serviço, envolvendo todos os sujeitos interligados no processo para a implementação de mudanças consistentes no perfil de um profissional autônomo, crítico-reflexivo, capaz de construir uma aprendizagem significativa e reconstruir sua prática, alinhando-a à atual política do SUS. Há necessidade de investigações juntos aos tutores, preceptores e facilitadores para traçar estratégias e caminhos mais consistentes para a implementação das metodologias de ensino-aprendizagem.
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