O miniOSCE como instrumento de avaliação formativa dos estudantes do curso de graduação em enfermagem

  • Valéria Batista da Silva Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal; Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal – ESCS
  • Valéria Ribeiro de Moraes Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal; Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal – ESCS
Palavras-chave: Educação superior, Enfermagem, Avaliação e MiniOSCE

Resumo

A avaliação de habilidades clínicas no ensino superior tem se apresentado como uma necessidade para garantir um processo formativo de qualidade no âmbito da saúde. O resultado é alcançado quando os graduandos de enfermagem demonstram, na prática, a assimilação de conhecimentos e domínio dessas habilidades que lhes permitem solucionar um problema apresentado. A integração dos diferentes instrumentos de avaliação dos objetivos de aprendizagem, permite proceder atitudes coerentes, assertivas e resolutivas com a finalidade de garantir um processo formativo e integrado. Dentre os diversos métodos, o Objective Structures Clinical Examinacion (OSCE) apresenta-se apropriado por demonstrar validade suficiente na interpretação de resultados quando aplicado em diferentes cenários. Desta forma, qual a importância do miniOSCE na avaliação formativa dos estudantes do curso de graduação em enfermagem? Trata-se de um relato de experiência do Curso de Capacitação Docente para o Curso de Graduação em Enfermagem realizado na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), baseado na metodologia da problematização. Objetivou-se demonstrar a importância da avaliação estruturada no desenvolvimento educacional do estudante, seguindo os critérios de validade, confiabilidade, equivalência, viabilidade, efeito educacional, efeito catalisador e aceitabilidade. O miniOSCE como método de avaliação verifica os conhecimentos, habilidades e atitudes dos estudantes, propiciando maior veracidade e integralidade em todo processo de avaliação, tornando o processo mais realista, facilitando às áreas de aprendizado que precisam ser reforçadas.

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Publicado
2015-12-17
Como Citar
Silva, V. B. da, & Moraes, V. R. de. (2015). O miniOSCE como instrumento de avaliação formativa dos estudantes do curso de graduação em enfermagem. Indagatio Didactica, 7(3), 38-48. https://doi.org/10.34624/id.v7i3.2833
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática