A Espetacularização da Educação a Distância nos Meios de Comunicação
Resumo
Os dados apresentados no presente artigo foram reunidos em 2014, por meio da observação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso de História a Distância, oferecido pela Universidade Estadual de Goiás/Brasil, a partir da utilização da estratégia da etnografia virtual. Discutimos o processo de espetacularização da educação a distância, fenômeno que vem sendo construído pela mídia na sociedade contemporânea, cujo objetivo consiste em reduzir a essência da realidade a mera aparência. A consequência imediata de tal redução de sentido é a deturpação da razão de ser da educação, da universidade e da formação humana, pois as questões fundamentais inerentes à formação são deixadas de lado. Para tal reflexão, dialogamos com autores que discutem a transformação da educação em espetáculo, na perspectiva de formular uma análise crítica sobre tal objeto de estudo.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0