A Espetacularização da Educação a Distância nos Meios de Comunicação

  • Camila Costa de Oliveira Teixeira Álvares Instituto Federal de Goiás (IFG)
  • Veralúcia Pinheiro Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Palavras-chave: Educação, Educação a Distância (EaD), Universidade, Formação, Espetáculo

Resumo

Os dados apresentados no presente artigo foram reunidos em 2014, por meio da observação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso de História a Distância, oferecido pela Universidade Estadual de Goiás/Brasil, a partir da utilização da estratégia da etnografia virtual. Discutimos o processo de espetacularização da educação a distância, fenômeno que vem sendo construído pela mídia na sociedade contemporânea, cujo objetivo consiste em reduzir a essência da realidade a mera aparência. A consequência imediata de tal redução de sentido é a deturpação da razão de ser da educação, da universidade e da formação humana, pois as questões fundamentais inerentes à formação são deixadas de lado. Para tal reflexão, dialogamos com autores que discutem a transformação da educação em espetáculo, na perspectiva de formular uma análise crítica sobre tal objeto de estudo.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2015-12-17
Como Citar
Álvares, C. C. de O. T., & Pinheiro, V. (2015). A Espetacularização da Educação a Distância nos Meios de Comunicação. Indagatio Didactica, 7(3), 8-23. https://doi.org/10.34624/id.v7i3.2824
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática