Projeto Timor: desafios do Ensino Secundário Geral

  • Isabel Cabrita Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Dep. de Educação da Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Reforma curricular, Ensino Secundário, Timor-Leste, Avaliação de impacto

Resumo

O projeto Timor perseguiu como principal finalidade avaliar o impacto da implementação da recente reestruturação do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste, concretizada numa lógica de cooperação internacional envolvendo Portugal.

Para a sua consecução e na confluência das teorias relativas a Evidence based policy, Teoria da mudança e Monitorização e Avaliação, optou-se por um estudo predominantemente qualitativo.

No âmbito das duas fases do trabalho empírico, participaram entidades dirigentes, formadores portugueses e formadores, professores e alunos timorenses de 20 escolas dos distritos de Díli, Liquiçá e Ermera.

Relativamente à recolha de dados, privilegiaram-se as técnicas de análise documental, inquirição e observação direta.

Os resultados apresentados no âmbito deste artigo permitiram concluir que este país enfrenta enormes desafios, designadamente ao nível i) da organização, funcionamento e condições das escolas; ii) da formação inicial, pós-graduada e contínua dos professores, ao nível científico, linguístico, didático e curricular e iii) das próprias conceções e práticas de ensino e de aprendizagem para poderem levar a cabo, com sucesso e qualidade, tão exigente mas valorizada reforma.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2015-08-30
Como Citar
Cabrita, I. (2015). Projeto Timor: desafios do Ensino Secundário Geral. Indagatio Didactica, 7(2), 111-127. https://doi.org/10.34624/id.v7i2.2803
Secção
Avaliação em educação