Avaliação da proficiência em língua portuguesa dos docentes da Universidade Nacional Timor Lorosa’e, Timor-Leste (2015).

  • Edmundo Viegas Universidade Nacional Timor Lorosa’e
  • Rui Ramos Universidade do Minho
  • Ricardo Antunes Universidade Nacional Timor Lorosa’e
Palavras-chave: Proficiência linguística, língua portuguesa, Timor-Leste, plurilinguismo, política linguística

Resumo

Este artigo apresenta os procedimentos e os resultados fundamentais da avaliação da proficiência em língua portuguesa do corpo docente da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), em TimorLeste, realizado em junho e julho de 2015. O processo avaliativo recorreu a um referencial adaptado do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, com adequação ao cenário de TimorLeste.

Conclui que a proficiência geral em língua portuguesa do corpo docente é insuficiente para desenvolver atividades académicas (lecionação e investigação) garantindo um uso minimamente adequado da língua portuguesa e que, portanto, é necessário desenvolver programas de formação dos docentes, de acordo com os vários níveis de proficiência em que se encontram.

A sua maior limitação decorre do facto de ter avaliado somente 47,08% dos docentes timorenses da UNTL, já que os restantes não estiveram disponíveis para participar no processo. Ainda assim, os resultados oferecem dados relevantes e sustentam as recomendações feitas.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2015-08-30
Como Citar
Viegas, E., Ramos, R., & Antunes, R. (2015). Avaliação da proficiência em língua portuguesa dos docentes da Universidade Nacional Timor Lorosa’e, Timor-Leste (2015). Indagatio Didactica, 7(2), 58-82. https://doi.org/10.34624/id.v7i2.2791
Secção
Avaliação em educação