Secondary education in East Timor: Settings for curriculum development of Portuguese

  • Adriana Ferreira Universidade de Aveiro; Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”
  • Isabel Cabrita Universidade de Aveiro; Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”
  • Ana Isabel Andrade Universidade de Aveiro; Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”
Palavras-chave: Ensino secundário geral, Timor-Leste, Desenvolvimento curricular, Conhecimento profissional

Resumo

O presente artigo discorre de uma investigação ao nível do Doutoramento, integrada no Projeto Timor, que se propõe descrever e analisar o desenvolvimento curricular para o Português à luz da Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste. Concretiza um estudo de caso qualitativo, cujos participantes são alunos, professores e formadores timorenses e formadores portugueses, especificamente de Português. A recolha de dados privilegia técnicas como a recolha documental, a inquirição por questionário, entrevista e focus group e a observação direta não participante.

No contexto deste artigo, mobilizam-se vozes de professores e formadores timorenses de Português, do formador português e notas da observação direta de aulas para discussão dos principais resultados. Os mesmos discutem-se relativamente: às práticas pedagógicas e principais estratégias de ensino, assentes, maioritariamente, numa lógica transmissiva; e ao uso que os professores fazem dos materiais curriculares, particularmente do guia do professor e do manual do aluno, que, quando existentes, tendem a ser utilizados diariamente, quer na planificação como na dinamização de aulas. As principais vantagens destes recursos passam pela função orientadora da ação pedagógica e de sistematização de conteúdos a lecionar, apesar da linguagem demasiado exigente na qual estão redigidos. Pretende-se, igualmente, discutir o conhecimento dos professores acerca do currículo implementado, que parece depender da frequência de ações de formação contínua. Assim, mais formação emerge como necessária quer para apoiar os professores com as mudanças curriculares introduzidas, como para aumentar o seu conhecimento científico e pedagógico.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2015-08-30
Como Citar
Ferreira, A., Cabrita, I., & Andrade, A. I. (2015). Secondary education in East Timor: Settings for curriculum development of Portuguese. Indagatio Didactica, 7(2), 43-57. https://doi.org/10.34624/id.v7i2.2788
Secção
Avaliação em educação